Função do inversor de frequência para bombas.




Função do inversor de frequência para bombas.

É um componente eletrônico que sua função numa motobomba é de controlar a velocidade de um motor de indução. No mercado ele é encontrado em diferentes formatos que vão desde bombas de água que já vem com o inversor de frequência de fábrica (placas internas que são instaladas nos equipamentos) até centrais de quadros de comando com visores e botões.

A utilização do inversor de frequência para bombas é mais comum em sistemas trifásicos. Mas, é possível adotar o dispositivo em redes monofásicas, neste caso será necessário considerar inversor com potência adequada para atender a rede.


Como funciona um inversor de frequência para bombas?

A principal função de um inversor numa bomba da água é variar a velocidade do motor, com a intenção de manter a vazão máxima sem gastar muita energia. Seu funcionamento é ilustrado no seguinte esquema:

A rede elétrica fornece uma frequência que determina simultaneamente a velocidade e o campo elétrico que o motor da bomba trabalhará;


O inversor ficará na entrada de energia do motor ou dentro da própria bomba
O trabalho do inversor para bombas será de aumentar a velocidade caso a frequência for mais alta, e reduzir a velocidade se a frequência for menor. Acelerando a rotação do motor gradativamente ao invés de acionar a bomba com a sua capacidade máxima de velocidade.
A motobomba não operará de forma desnecessária, e o seu motor não trabalhará fora das condições normais, descritas em seu manual. Mas, vale lembrar alguns detalhes que condicionam o funcionamento do inversor, entre eles estão:Desnível geométrico do terreno.


Altura estática
Tubulação
O projeto do sistema no qual a motobomba trabalhará precisa estar bem elaborado. Qualquer deformidade nesse aspecto, comprometerá não só o papel do inversor quanto o trabalho da bomba d’água.


As vantagens de um inversor de frequência

A redução do consumo energético é sem dúvida a principal vantagem desse tipo de equipamento. Porém, existem outros benefícios que orientam a instalação ou compra desse item, vejamos:

Programação de velocidade – é possível programar a velocidade do motor da bomba de acordo com o ritmo deseja. Isso é importante, pois se aproveita toda capacidade do torque do motor, e evita os freios mecânicos, o que compromete o tempo de vida útil do equipamento.

Praticidade de instalação – muitos quadros inversores de frequência disponíveis no mercado são montados de acordo com o projeto hidráulico do estabelecimento e só precisam ser ligados ao sistema que irá fazer parte. Claro que a instalação do equipamento deve ser feita por profissional qualificado.

Automatização – a maior parte dos modelos vendidos são automatizados. É só programar, que o inversor fará todo processo. O que reduz a intervenção humana, evitando a exposição a eletricidades e outros riscos, principalmente em áreas industriais.

Durabilidade das engrenagens – esse controle oferecido pelo inversor de frequência para bombas aumenta a durabilidade das engrenagens da máquina e do sistema.

Não haverá os choques mecânicos, que surgem na partida da bomba, por exemplo porque o inversos de frequência faz com que essa partida seja gradual, de acordo com a necessidade de pressão que o equipamento necessita, Ha uma diminuição nos gastos de válvulas, polias e outros componentes.

Aumento da vida útil da rede hidráulica: Com o inversor de frequência funcionando a rede hidráulica tem menos desgastes por conta da diminuição dos Golpes de Aríete conhecido como entrada de ar na rede que é causado pela variação de pressão e vazão de um equipamento sem o inversor.

Melhora na vazão – o sistema terá uma melhoria considerável na vazão de líquidos; se distribuirá de forma uniforme e precisa. Em sistema de abastecimento de água, se evita o desperdício.



Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.

Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.

Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.


Central de atendimento-(11)2823.7000


0 comentários: