Inversor de frequência escalar e vetorial.





Inversor de frequência escalar e vetorial.

Na busca para otimizar o rendimento de um motor de indução trifásico, foi desenvolvido um dispositivo, o inversor de frequência que, gerando uma tensão, é capaz de controlar a velocidade de rotação do motor.


Apesar de terem a mesma função de um conversor, o inversor de frequência é utilizado especialmente em motores CA, ou seja, com corrente elétrica alternada. Largamente aplicado nas indústrias de diversos segmentos, o uso do inversor de frequência permite a criação de equipamentos específicos pelos projetistas.


Para especificar ainda mais as aplicações do inversor há a variação de inversor de frequência escalar e vetorial para atender às diferentes necessidades dos processos. A estrutura do inversor de frequência escalar e vetorial é basicamente a mesma, porém o inversor de frequência escalar e vetorial se distinguem no quesito relação entre tensão e frequência.


A DIFERENÇA ENTRE OS TIPOS DE INVERSORES


Nos casos de inversor de frequência escalar e vetorial, o tipo escalar é usado em tarefas mais simples e tem a lógica do controle de velocidade regulada pela relação tensão-frequência constante. Enquanto o tipo vetorial é mais complexo, pois conta com algoritmos inseridos no software de controle que irão alterar a relação entre tensão e frequência para ajustar o torque, conforme a necessidade.


Portanto, o principal ponto de diferença entre inversor de frequência escalar e vetorial é a capacidade de inversão e, por isso, o inversor de frequência vetorial é usado em aplicações que exigem grande nível de precisão.



Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.

Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.

Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.


Central de atendimento-(11)2823.7000


0 comentários: