Comandos Elétricos De Extrema Importância nas Indústrias.



Comandos Elétricos De Extrema Importância nas Indústrias.


Uma das aplicações mais importantes da elétrica de potência é o acionamento de motores e equipamentos de médio e grande porte. Para tal, utilizam-se os conceitos de comandos elétricos que garantem uma lógica de acionamento que permite ao maquinário trabalhar de maneira segura e de acordo com o planejado no projeto.

Como funcionam os comandos elétricos?




Os comandos elétricos são de extrema importância na indústria para o controle e acionamento de maquinário industrial.
Os comandos elétricos se subdividem no módulo de força, onde as cargas (motores, máquinas e aparelhos) se encontram, e o módulo de controle, onde reside a lógica por trás o acionamento da carga. Com comandos elétricos é possível executar uma série de procedimentos (manobras) para controlar o acionamento das diversas máquinas de uma indústria.

Equipamento utilizado na construção de um comando elétrico

·         Botoeiras

Elas nada mais são que as chaves capazes de ligar e desligar o circuito por meio de pulsos. Podem assumir várias configurações. As mais comuns são as botoeiras do tipo NA (contato normalmente aberto) e do tipo NF (contato normalmente fechado). Isso significa que enquanto não é acionada, a botoeira funciona como um circuito aberto ou um circuito fechado, respectivamente, mudando seu estado enquanto o quando o botão é pressionado.
Além disso, há também as botoeiras vem equipadas com retorno por mola, ou seja, depois que são pressionadas e soltas voltam à posição inicial pela ação da mola.







Simbologia e imagem das botoeiras mais comuns

·         Contatores

São dispositivos eletromecânicos capazes de fechar ou abrir um circuito quando uma determinada corrente mínima passa pela bobina associada ao contato elétrico. Também possuem as configurações NA e NF, sendo que quando a corrente passa pela bobina de um contator NF, por ação eletromagnética, seu contato se abre, enquanto que se essa corrente passa no contator NF, o contato se fecha.
Um dos motivos da utilização dos contatores para elétrica de potência é o fato da bobina ser eletricamente isolada dos contatos, sua influência se dá pelo eletromagnetismo.
Desse modo, com uma corrente da ordem de poucos miliampères é possível manobrar cargas que consomem dezenas de amperes, garantindo segurança ao operador que se mantém isolado das grandes cargas.






Simbologia e imagem de um contator de potência

·         Sinalizadores

Podendo ser do tipo luminoso ou sonoro, os sinalizadores servem para chamar a atenção do operador para um evento previsto pelo arranjo do comando elétrico. Pode ser uma falha no motor, o acionamento de uma máquina específica, ou qualquer outra circunstância que seja prevista pelo projetista.






Simbologia e imagem dos sinalizadores sonoros e luminosos mais comuns

Diagramas de Comandos Elétricos

Tratando-se de um circuito que expressa uma lógica, torna-se imprescindível a padronização dos projetos que envolvem comandos elétricos. Podemos observar dois tipos de diagramas, o diagrama multifilar e o diagrama unifilar.






Observa-se que o diagrama multifilar é mais detalhado, mostrando todos os condutores que compõem o circuito, o que pode deixar o diagrama muito carregado de informação caso o projeto seja complexo.
O diagrama unifilar, apesar de ocultar os detalhes, simplifica a representação, já que num único fio é possível a identificar todos os condutores envolvidos em determinada ligação.
Há também uma convenção para nomear cada componente do diagrama. Confira na tabela abaixo a padronização de letras para cada elemento do circuito segundo a NBR 5280.






A numeração dos contatos também segue uma convenção.
  • Denotam-se com 1, 3 e 5 a entrada do circuito (linha).
  • Denota-se por 2, 4 e 6 para o circuito de saída (terminal).
  • Nos contatos auxiliares, temos 1 e 2 = entrada e saída do contato normalmente fechado (NF) e 3 e 4 = entrada e saída do contato normalmente aberto (NA).
  • Nos relés e contatores tem-se A1 e A2 para os terminais da bobina.
  • Os contatos auxiliares de um contator seguem um tipo especial de numeração, onde o número é composto por dois dígitos.
    • Primeiro dígito: indica o número do contato
    • Segundo dígito: indica se o contato é do tipo NF (1 e 2) ou NA (3 e 4)





Associação de contatores

Para justificar o uso de comandos elétricos deve-se associar contatores para garantir uma lógica de ativação da carga desejada. Confira abaixo as estratégias básicas de acionamento.

·         Contato de Selo

Consiste em colocar a botoeira NA em paralelo com um dos contatos da bobina que ela ativará. Desse modo, uma vez ativada a bobina, mesmo que se solte o botão, a ligação ficará garantida pelo contato em paralelo (selo) que se fechará. Para quebrar essa ligação, é comum usar outra botoeira NF em série com a associação anterior. Assim, ao ser pressionado, o botão desliga a bobina ao quebrar a ligação em paralelo (quebra-selo).









 Diagrama multifilar de uma manobra com contato de selo

·         Intertravamento

Quando queremos evitar que dois contatores trabalhem juntos, é comum usar a técnica do Intertravamento, que consiste em colocar cada contator NF em série com a bobina do outro contator. Desse modo, assim que uma bobina é acionada, ela abre o circuito da outra bobina, desativando-a.






Exemplo de intertravamento
  •  Aplicação dos Comandos Elétricos

Conclusões

Vimos alguns dos conceitos básicos do projeto de um comando elétrico, sua simbologia e as normas para a criação do diagrama, com enfoque no módulo de controle.

#webautomaçãoinsdustrial
#TROCAINVERSOR
#AutomaçãoIndustrial
#WebDrives


Web Automação Industrial

Assistência técnica Multimarcas
Central de atendimento-(11)2823.7000

http://webdrives.com.br/

http://trocainversor.com.br/



3 comentários:

  1. Gostaria de ver um artigo que fale sobre investigação de defeito em comandos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom dia Jonas da Silva!

      DEFEITO
      CAUSA POSSÍVEL
      Contator não liga
      Fusível de comando queimado
      Relê térmico desarmado
      Comando interrompido
      Bobina queimada
      Contator não desliga
      Linhas de comando longas (efeito de "colamento" capacitivo). Contatos soldados
      Contator faz barulho
      Corpo estranho no entreferro
      Anel de curto-circuito quebrado
      Bobina com tensão ou frequência errada
      Superfície dos núcleos (móvel e fixa suja ou oxidada, especialmente após longas paradas
      Fornecimento oscilante de contato no circuito de comando
      Quedas de tensão durante a partida de motores
      Relê térmico atua e motor não atinge a rotação normal (contator com relê)
      Relê inadequado ou mal regulado
      Tempo de partida muito longo
      Frequência muito alta de ligações
      Sobrecarga no eixo
      Faiscamento excessivo
      Instabilidade da tensão de comando por:
      · ajuste incorreto da fonte
      · linhas extensas
      · correntes de partidas muito altas
      · subdimensionamento do transformador de comando com diversos contatores operando simultaneamente
      · botoeira com defeito
      · chaves fim-de-curso com defeito
      Crédito: Renato Campos
      https://pt.slideshare.net/RenatoCampos2/defeitos-em-comandos-eltricos

      Excluir
  2. Obrigada pela sua participação Jonas da Silva! Ótima dica! Acompanhe e veja sua dúvida postada e que pode ser a dúvida de outras pessoas também.

    ResponderExcluir