Como testar capacitor com multímetro digital?




Como testar capacitor com multímetro digital?

Os capacitores são dispositivos que conseguem armazenar energia elétrica, e são bastante utilizados em circuitos eletrônicos como também em auxilio a partida de motores elétricos monofásicos e bifásicos. Quando esses tipos de motores param de funcionar, a primeira coisa que vem na cabeça de um eletricista é que o capacitor pode estar danificado, impossibilitando a partida motor. Assim será mostrado aqui, como saber se o capacitor esta funcionando corretamente, utilizando o multímetro digital para realizar os testes.
Os capacitores utilizados em circuitos eletrônicos também poderão ser testados da mesma maneira que os capacitores para motores. Iremos utilizar como exemplo, os capacitores utilizados em motores.



Na utilização em motores por exemplo os capacitores são utilizados de duas maneiras, em uso permanente ou instantâneo. No modo permanente, o capacitor auxiliar na partida do motor, e continua funcionando em conjunto com suas bobinas. Já no modo instantâneo o capacitor é associado a uma chave centrifuga, que quando o motor é ligado essa chave espera o motor atingir uma velocidade estável e depois de atingida, ela interrompe o circuito, desligando o capacitor.

O auxilio na partida de motores monofásico se faz necessário porque a interação entre os campos magnéticos não é capaz de impulsionar o rotor do motor, então os capacitores adiantam a corrente geralmente em 90° da tensão, garantindo um campo magnético capaz de mover o rotor, quebrando sua inércia.

Após esta introdução básica sobre os capacitores eletrolíticos de motores, podemos iniciar os procedimentos para os testes no capacitor. Com o multímetro é possível fazer dois testes, o de curto circuito interno, como também se o capacitor esta armazenando energia elétrica.
Siga abaixo alguns equipamentos que são necessários:




·         Multímetro digital com escala de resistência de 20 MΩ
·         Capacitor eletrolítico
·         Chave de fenda ou resistor de 100 Ω

Teste de curto circuito



1º passo: Antes de tudo é necessário conferir se o capacitor esta totalmente descarregado, assim para tal certificação, basta realizar um curto circuito entre seus terminais utilizando uma chave de fenda. Para capacitores em que o valor de tensão seja alto, é recomendado utilizar um resistor para que essa energia armazenada seja dissipada em forma de calor.

2º passo: Utilizando a escala de continuidade do multímetro, coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor, se der continuidade quer dizer que o capacitor esta em curto circuito interno implicando que o capacitor esta danificado. Mas se o multímetro não identificar continuidade, quer dizer que ele não esta danificado por este motivo.

3º passo: Coloque no multímetro a escala de resistência e coloque o valor da resistência para o menor valor, sendo 200 Ω, em seguida coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor e confira se o valor da resistência começa com valor negativo e vai mudando para o valor positivo, se não acontecer isso, inverta a posição das pontas de prova nos terminais. Se mesmo assim o valor não mudar, troque a escala de resistência para um valor maior, sendo 20 MΩ, coloque as pontas de prova e confira se o irá mudar. Se houver a variação da resistência o capacitor não esta em curto, e ele pode ser carregado. Caso for realizado o teste novamente, é necessário que se inverta a posição das pontas de prova, devido à polarização do capacitor.

Teste para saber se o capacitor esta carregando.


1º passo: Faça o curto circuito novamente para liberar qualquer resto de energia elétrica que esteja armazenada no capacitor.

2º passo: Coloque o multímetro na escala de continuidade, e coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor e espere alguns segundos para que ele possa ser carregado. O multímetro oferece uma tensão contínua de aproximadamente 3 V nas pontas de prova, o que possibilita que o capacitor seja carregado.

3º passo: Após o 2º passo, troque a escala do multímetro para tensão contínua na opção de 20 Vcc. Coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor e confira se irá aparecer o valor da tensão no display, se aparecer o valor da tensão quer dizer que ele esta funcionando.

Estes teste simples podem lhe dar um diagnóstico geral do capacitor demonstrando algumas das falhas possíveis, é importante entender que ter um capacímetro para realizar ainda o teste da capacidades de armazenamento é interessante para lhe proporcionar ainda mais uma informação do capacitor.

#webautomaçãoinsdustrial


#TROCAINVERSOR

#AutomaçãoIndustrial

#WebDrives







Web Automação Industrial

Assistência técnica Multimarcas

Central de atendimento-(11)2823.7000



http://webdrives.com.br/
http://webautomacaoindustrial.com.br/


0 comentários: