Como Ligar Temporizador no Contator.





Como Ligar Temporizador no Contator.


Muitos equipamentos possuem a necessidade de ser acionados a distância e mais do que isso precisam de uma manobra mecânica. Os contatores nada mais são do que dispositivos acionados eletromagneticamente e executam as manobras nos circuitos auxiliares, permitindo assim acionar cargas como motores, por exemplo, seja essas cargas em corrente continua ou alternada.

Mas um fato muito interessante é a versatilidade do contator que pode ser combinado com outros periféricos em comandos elétricos. Nesse artigo abordaremos a união do trabalho entre contatores e temporizadores ou timer.


Funcionamento do contator.

O sistema do contator se divide em núcleo móvel, núcleo fixo, bobina e o sistema para manobra da carga, conhecido também como câmara de faísca.


O funcionamento das partes do contator ocorre a partir do momento em que a bobina é alimentada por algum dispositivo de comando, nesse momento cria-se um campo magnético no núcleo fixo e que por consequência atrai o núcleo móvel. Num segundo momento, os contatos moveis que são parte integrante do núcleo móvel fecham o circuito quando unidos ao contato fixo do outro núcleo.


Para desligar o contator, deve-se cessar a alimentação da bobina para que o campo magnético desapareça, com isso por efeito mola o núcleo móvel retorna a sua posição de descanso, separando assim os contatos.


Mas e ai onde entra o temporizador? Bom, conforme já falamos em outro parágrafo acima, o contator será acionado sempre por um dispositivo de comando que exista ali no comando elétrico, nesse cenário o timer (temporizador) se torna nosso dispositivo de comando e ele fará a alimentação da bobina do contator.

Acoplando o Temporizador ao Sistema
Bom para que nosso sistema funcione mais automatizado, com o contator sendo acionado por um timer ou programador, preciso que esse dispositivo de comando seja muito bem instalado em qualquer que seja o equipamento, confira então em três passos como se deve acoplar o temporizador no contator.



1 – Alimentação fase 1: faça uma derivação do primeiro contato de carga para o contato de alimentação do seu temporizador;

2 – Alimentação fase 2: Agora você terá que fazer o mesmo procedimento do passo um para a segunda fase e assim alimentar seu temporizador;

3 – Comutação: O funcionamento entre dar a ordem para o contator executar a manobra está em ligar um cabo no contato Normalmente Aberto (NA) do temporizador no contato A1 do contator.

Pronto, feito essas conexões agora você precisa simplesmente programar seu temporizador, esse por sua vez pode ser analógico ou digital. Com isso o sistema irá funcionar toda vez em que o timer emitir um sinal de saída para o contator, esse então recebe a informação e executa a manobra na carga conforme diagrama de cada circuito.

Algo que parece muito complexo porém é tão simples e fácil de se fazer. Esse sistema pode ser adotado em muitos comandos elétricos, principalmente onde se deseja ter pontos no processo que sejam acionados em determinados períodos, como por exemplo em prensas, ou então sistemas de segurança como portões eletrônicos mais complexos.


O temporizador pode ser de diversas formas encontradas no mercado, o que vai definir seu bom ou mau funcionamento é como esse dispositivo está empregado no circuito, verificar se o timer adquirido de fato atende as suas necessidades e se o fabricante possui um produto de confiança no mercado. Existem timer que possibilitam o set de datas além das tracionais horas, com isso seu range de opções para instalação aumenta.

Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas. 

Há mais de 20 anos o Grupo Web
oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação
industrial.

Somos especialistas em reparar Inversores
de Frequência, Chaves de Partida, CLP e
Servo-Conversores Multimarcas.

#WebautomaçãoIndustrial

#TrocaInversor
#AutomaçãoIndustrial
#WebDrives
#InversordeFrequência
#SoftStarter
#MotorCC
#MotorDC
#AssistênciaTécnicaMultimarcas
#VendadeInversordeFrequênciaUsado
#CompradeInversordeFrequênciaUsado

Central de atendimento-(11)2823.7000

http://webdrives.com.br/
http://webautomacaoindustrial.com.br/
http://trocainversor.com.br/


0 comentários: