Partida direta para motores!
Existem várias maneiras de realizar a ligação ou
partida de um motor elétrico trifásico, mas definir qual é a melhor ou a mais
adequada para cada tipo de aplicação nem sempre é uma tarefa muito fácil. Uma
das maneiras de dar partida em um motor é utilizando a partida direta, pensando
nisso resolvemos falar sobre a partida direta, como por exemplo o que é uma
partida direta, qual a aplicação para partida direta, e o passo a passo de como
acionar um motor trifásico utilizando a partida direta, além de apresentar as
suas principais características.
Há muitas maneiras de dar a partida em um motor
trifásico, seja a partida estrela triângulo, partida estrela triângulo com
reversão, partida por autotransformador (chave compensadora), partida por autotransformador
com reversão, partidas indiretas, partidas indiretas com reversão e as que
iremos ver, que são partida direta e partida direta com reversão.
Partida
direta de motores trifásicos:
A partida direta para motores trifásicos é
relativamente a ligação mais simples dentre todas as partidas usadas para
acionar os motores trifásicos, pois o motor recebe a alimentação diretamente da
fonte de energia trifásica, e dependem apenas de dispositivos de seccionamento
para interferirem diretamente no seu funcionamento, como por exemplo os
disjuntores, relés térmicos ou contatores.
Embora a partida direta seja simples e fácil
de ser realizada, ela possui algumas características que devem ser
observadas. A partida direta interfere diretamente no desempenho do motor
trifásico e principalmente na rede elétrica onde o motor está instalado.
O uso da partida direta é mais interessante em
situações em que deseja obter o desempenho máximo do motor logo no momento da
partida, uma das principais características a ser aproveitada é o torque de
partida, mas dependendo da situação, é recomendado a aplicação da partida
indireta.
Restrições
para a utilização da partida direta:
Existem algumas restrições em relação a
utilização da partida direta nos motores, que são:
·
Só pode ocorrer este tipo de partida em
motores com potência de no máximo 7,5 CV,
·
As instalações elétricas devem ter capacidade
de conduzir a corrente de pico do motor, que acontece por um curto tempo, e
suportar a corrente nominal do motor, que é a corrente permanente no circuito.
·
Os motores devem dar a partida sem carga, ou
seja, a vazio, para somente depois de se ter atingido a rotação nominal ter a
carga deve ser aplicada.
Características
da partida direta
Como já sabemos que a partida direta implica
diretamente na infraestrutura da rede de alimentação onde este motor será
instalado, podemos destacar algumas características deste tipo de ligação, como
por exemplo no momento da partida o torque do motor é nominal, sua corrente de
partida é até 8 vezes a corrente nominal, ela necessita de dispositivos de
acionamento mais robustos e o custo de manutenção é elevado.
Diagramas de
comandos:
O circuito de comandos é o
responsável por conter as ligações de todos os seus componentes e condutores,
mas o diagrama de comandos tem a principalmente função de representar a lógica
de acionamento dos contatos, que serão responsáveis por acionar as cargas ou
componentes, que neste caso será o motor elétrico trifásico e os sinaleiros.
Diagrama
de comandos para acionamento de um motor trifásico.
De acordo com o diagrama representado abaixo,
o motor trifásico só irá entrar em funcionamento quando dois botões forem
acionados ao mesmo tempo, como uma medida de proteção, além de dois sinaleiros
indicando seus estados de operação, sendo verde para motor ligado e vermelho
para o motor desligado.
Diagrama de
carga ou potência:
Como podemos ver, no diagrama de potência
temos um motor sendo acionado através de um contator, pois o circuito de cargas
é o responsável por suportar as maiores intensidades de corrente elétrica, mas
que são acionados de acordo com o circuito de comandos. No circuito abaixo está
representado o motor trifásico, os contatos (NA) do contator, e os demais
dispositivos de proteção, que são os fusíveis e o relé térmico.
Descrição do
funcionamento:
Ao acionarmos os botões S1 e S2 a corrente
elétrica irá passar pelos botões e chegar até a bobina do contator K1, que será
energizada. Dessa forma eles comutam imediatamente, então os contatos de carga
(K1) e de comandos se fecham, permitindo a passagem da corrente elétrica e a
energização constante da bobina, do motor trifásico e do sinaleiro verde. Além
disso o contato normalmente fechado se comuta, impedindo a passagem de energia
elétrica para o sinaleiro vermelho.
Diagrama completo
mostrando o acionamento do motor trifásico.
No diagrama acima está indicado o funcionamento do
circuito com os botões e contatos, que estão indicados com uma seta verde, mas
para que o circuito seja desligado completamente basta acionar o botão S0, como
indicado com a seta vermelha.
Web Automação Industrial - Assistência técnica
Multimarcas.
Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções
inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.
produtos e serviços para automação industrial.
Somos especialistas em reparar Inversores de
Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.
#WebautomaçãoIndustrial
#TrocaInversor
#AutomaçãoIndustrial
#WebDrives
#InversordeFrequência
#SoftStarter
#MotorCC
#MotorDC
#AssistênciaTécnicaMultimarcas
#VendadeInversordeFrequênciaUsado
#CompradeInversordeFrequênciaUsado
#TrocaInversor
#AutomaçãoIndustrial
#WebDrives
#InversordeFrequência
#SoftStarter
#MotorCC
#MotorDC
#AssistênciaTécnicaMultimarcas
#VendadeInversordeFrequênciaUsado
#CompradeInversordeFrequênciaUsado
Central de atendimento-(11)2823.7000
0 comentários: