Como Medir Tensão Elétrica Utilizando Multímetro Digital ou Analógico.





Como Medir Tensão Elétrica Utilizando Multímetro Digital ou Analógico.

Para medir e ter certeza do nível da tensão elétrica da rede devemos usar um multímetro, pode ser um multímetro analógico ou digital, isso não importa, o que é importante é que sua chave seletora deve estar na seção ACV e na primeira escala superior mais próxima da tensão a ser medida.


O nível da tensão elétrica existente na rede de energia elétrica nós temos conhecimento, que dependendo da região pode ser 110 volts ou 220 volts.


Para medir, encoste uma das pontas de provas em um dos fios e a outra ponta de prova no outro fio, em medidas de tensão alternada (ACV) não é necessário observar qual das pontas de prova fica em qual fio, pois se trata de tensão alternada, e com as pontas de provas encostadas nos fios, visualize no display do multímetro o nível de tensão, observe se confere com a tensão da rede de energia elétrica.


Um estudo detalhado para usar um multímetro levaria vários dias, mas no nosso caso isso não será necessário, com pouca experiência, é obvio que devemos ter a máxima atenção no uso do multímetro, que como o próprio nome diz, executa várias funções e mede várias grandezas.


Todas as vezes que tivermos que utilizar o multímetro, deve ser observada a posição da chave seletora da escala da grandeza a ser medida, evitando danificar o multímetro ou medir algo, que não corresponde com o que se deseja medir.


Se for necessário medir uma bateria de carro, onde a tensão obviamente é contínua, deve ser escolhida a seção DCV e a escala que possuir como valor máximo, a primeira escala superior ao valor que será medido, e ao mesmo tempo o valor mais próximo possível, de forma que, se o multímetro possuir uma escala de 15 volts e uma escala de 30 volts, deve ser escolhida a escala de 15 volts e a seção será a seção DCV, pois esta é a seção destinada a medir tensão contínua.


Como a tensão é contínua, a posição das pontas de prova deve ser observada, a ponta de prova preta deve fazer contato elétrico com o negativo, a ponta de prova vermelha deve fazer contato elétrico com o ponto positivo em que se deseja medir a tensão.


Se for necessário medir a tensão de uma rede de energia elétrica, onde a tensão é alternada, e que se espera encontrar 220 volts, deve ser escolhida a seção ACV e a escala que possuir como valor máximo, a primeira escala superior ao valor que será medido, e ao mesmo tempo o valor mais próximo possível, de forma que, se o multímetro possuir uma escala de 200 volts, e uma escala de 300 volts, deve ser escolhida a escala de 300 volts na seção ACV.




Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.



Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.



Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.




Central de atendimento-(11)2823.7000





0 comentários: