Tipos de inversores de frequência.




Tipos de inversores de frequência.

Em muitos procedimentos industriais, alguns equipamentos são indispensáveis para gerar mais otimização e confiabilidade em linhas de produção.

Por isso, é importante se atentar para o uso de cada tipo e também conhecer melhor como essas máquinas trabalham em prol de diversas atividades essenciais.

São muitos os segmentos dentro das fábricas e indústrias que contam diariamente com a eficiência do maquinário utilizado, de forma que estar por dentro desse universo é uma garantia de melhor desempenho e alta performance.

Um exemplo de aparelho extremamente indispensável em variados processos é o inversor de frequência, utilizado em acionamento de motores e outras demandas industriais para as quais sua aplicação é indicada.

O que é o inversor de frequência?

Basicamente, o inversor de frequencia siemens, também conhecido pela sigla VFD para a nomenclatura em inglês, tem como objetivo realizar a variação de frequência e também da tensão recebida pelo motor para que a velocidade e a potência consumidas possam ser devidamente controladas pelo operador do procedimento.

Além disso, esse aparelho é indicado para o acionamento de motores elétricos e pode ser chamado também de:

Drive ajustável de velocidade;
Drive de velocidade variável;
Drive de frequência ajustável;
Drive Corrente Alternada;
Microdrive;
Inversor variável.

Funcionamento

Um dispositivo de funcionamento eletrônico, o inversor, em outras palavras, varia a velocidade de giro do motor composto por um sistema de indução considerado trifásico.

Dessa forma, ele consegue transformar corrente elétrica alternada fixa em corrente elétrica CA variável.

Esse procedimento é possível graças ao controle da potência que alimenta a carga por meio da variação de frequência que a rede distribui.

Os chamados motores de indução trifásicos, muito recorrentes por suas vantagens com relação ao alto desempenho, robustez, baixo custo e configurações específicas, fazem parte de uma enorme variedade de procedimentos de produção e otimização industriais.

Sua velocidade é constante, podendo variar conforme as cargas integradas aos fornecimentos e também de acordo com a utilização do aparelho.

O princípio básico do funcionamento de um inversor de frequencia danfoss é o surgimento de um campo magnético assim que o sistema de alimentação de CA é aplicado em polos que estão desfasados entre si.

É esse defasamento o responsável pelo campo magnético.

O motor trifásico em questão funciona em uma velocidade proporcional ao campo magnético, que é também conhecida como velocidade síncrona graças à quantidade de polos do dispositivo e também à sua respectiva frequência de rede.

As mudanças de frequência são proporcionadas pelos seus contatos de saída, o que permite que, mesmo havendo muitos tipos de inversores de frequencia conforme sua aplicação industrial, todos os modelos possuam como finalidade básica a alta eficiência na variação de rotação do motor.

Além disso, é possível alternar de forma segura, simples e confiável a velocidade em que o motor vai operar, já que a velocidade síncrona do campo elétrico onde o trabalho será feito é determinada pela frequência que a rede oferece.

Assim, a frequência na entrada do motor é alterada pelo inversor. Se ela for maior, a velocidade também será, e da mesma forma acontece com ambos se houver redução de velocidade.

Vantagens

É possível obter uma série de benefícios ao escolher um produto de qualidade no inversor de frequencia siemens catalogo, que oferece uma série de modelos e tipos para que todas as demandas industriais sejam atendidas de forma plena e eficaz por esses aparelhos tão importantes.

Dentre esses benefícios estão a possibilidade de, sem perdas de toque consideráveis, controlar a velocidade do motor, a aceleração suave por meio da programação e a frenagem direta do motor que haja a necessidade de utilizar os freios mecânicos.

Outras vantagens muito importantes são:

Segurança, automatização e mais flexibilidade;
Substituição de variadores (eletromagnéticos e mecânicos);
Diminuição de choques mecânicos na partida do motor;
Processos mais precisos e confiáveis;
Instalação fácil, rápida e prática;
Menor necessidade de intervenções humanas.

Tudo isso sem falar na ótima relação custo-benefício que eles proporcionam, de modo que o inversor de frequencia preço pode variar conforme o desempenho obtido, as características de cada produto, os modelos, as fornecedoras, etc.

Por isso, é muito importante fazer uma avaliação precisa sobre as demandas industriais existentes em cada operação, garantindo o uso de inversores de qualidade e preparados para lidar com o trabalho exigido sem prejudicar a produtividade ou causar riscos de danos e prejuízos.



Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.

Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.

Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.


Central de atendimento-(11)2823.7000


0 comentários: