Motores elétricos.




Motores elétricos.

Os motores eletricos estão presentes no dia a dia de todas as pessoas. Em linhas gerais, eles são definidos como quaisquer máquinas que fornecem energia mecânica a partir de energia elétrica.


É interessante observar que todas as fontes de energia não produzem a energia, mas a convertem em outras formas, o que resume uma frase famosa de Lavoisier: Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.


É possível dividir esses dispositivos em duas grandes categorias: os de corrente contínua e os de corrente alternada.


Respectivamente, uma é constante com fluxo de elétrons ordenado e outra possui variações cíclicas, mudando magnitude e direção.


Uma curiosidade é que existem aparelhos eletrônicos chamado de inversores de tensão, cujo objetivo é alterar uma corrente contínua para uma corrente alternada.


Eles permitem que se utilizem baterias ou pilhas para um aparelho que foi feito para ter a rede elétrica como fonte de energia.


Dispositivos mecânicos

Existem dispositivos mecânicos acionados por motores elétricos, como é o caso do hidráulico e pneumático.


A hidráulica diz respeito ao uso de fluidos pressurizados para obter trabalho, geralmente a água ou algum óleo.


A pneumática é uma das formas de funcionamento para equipamentos e ferramentas mais populares. Por exemplo, é através dela que as portas de ônibus do transporte público abrem e fecham.


Baseada no uso de ar comprimido para gerar trabalho, as aplicações são diversas, desde a área de construção civil até o transporte de partículas em indústrias.


Dentro desse contexto, os motores elétricos possuem um papel de grande importância, permitindo que os sistemas pneumáticos sejam usados: eles compõem o chamado atuador pneumático.


Sendo a última etapa para o acionamento pneumático, esses atuadores são formados por motores elétricos, cilindros e ferramentas.


Os movimentos gerados por eles podem ser rotativos ou lineares e eles apresentam diversas vantagens quando comparados a outros atuadores, como:


Baixa rigidez;
Leveza;
Tamanho reduzido;
Proteção contra explosões;
Segurança à sobrecarga;
Facilidade de inversão.


Entretanto, também existem algumas desvantagens que esse tipo de equipamento propicia, como a produção de ruído, vibrações e a falta de precisão na parada de posições intermediárias.


Há casos de pessoas que tiveram sua saúde prejudicada com o uso constante de equipamentos pneumáticos, sobretudo na área de construção civil.


Mas isso pode ser facilmente evitado pelo uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e escolhendo produtos com maior qualidade, que apresentem menos vibração e ruído.


Dispositivos eletromecânicos


Também existem dispositivos eletromecânicos acionados por motores elétricos, como é o caso motor de passo, motor de indução, servo motor e motor linear.


O servo motor é usado em controles de precisão na indústria de automação. Essa indústria é responsável por tornar processos independentes em indústria, através de softwares de controle do chão de fábrica.


Ele serve para controle de movimento, o que exige posicionamento de alta precisão, reversão rápida e desempenho excelente. Ao pesquisar por servo motor preço, nota-se que seu custo é mais elevado que o de outros dispositivos eletromecânicos, mas isso se justifica por sua alta qualidade.


Para entender de fato o que são os servos, basta ter um pensamento simples: são motores comuns com controladores e encoders (conversores de código, capazes de gerar informações interpretáveis) acoplados.


O funcionamento esperado do servo motor só pode acontecer se todas as suas peças estiverem em perfeitas condições, desde o servo drive até o encoder.


Ainda assim, a manutenção desses motores é fácil, eles possuem um imã permanente que garante eficiência e performance e não precisam de escovas. Outro benefício é que seus níveis de ruído e vibração são muito baixos.


O cenário do ramo industrial contribui para que esse tipo de motor seja muito mais utilizado. Isto é, as vantagens da automação industrial são muitas.


Consegue-se maior controle dos processos, aumenta-se a produtividade, há redução de custos, análises de desempenho passam a ser possíveis através do banco de dados e muito mais.


Por isso, a indústria de automação cresce cada vez mais, o que torna esse tipo de motor cada vez mais relevante.


Em resumo, os motores elétricos são fundamentais para a vida moderna., nas indústrias no uso doméstico e mais, é impossível não entrar em contato com eles em algum momento.


Com funções e aplicações diversas, o que todos têm em comum é a conversão de energia elétrica para energia mecânica.




Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.

Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.

Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.


Central de atendimento-(11)2823.7000


0 comentários: