Componentes que fazem a diferença na indústria.




Componentes que fazem a diferença na indústria.


Especialistas apontam que a automação industrial chegou a um ponto sem volta: a partir de agora, é praticamente impossível que o seu uso caia. Por conta disso, cada vez mais estabelecimentos procuram por elas, temendo serem deixados para trás pela concorrência.


Contudo, nem todos consideram que a implementação destas soluções só pode acontecer após um planejamento meticuloso, que envolve um estudo das necessidades da linha de produção e do investimento que a empresa pode fazer em sua modernização.


Do contrário, a mudança na rotina de trabalho pode extrapolar o orçamento do estabelecimento, além de prejudicar o andamento de sua rotina de trabalho e de sua produtividade.


Assim, uma das medidas que o gestor industrial deve tomar é a pesquisa a respeito dos componentes usados nas estruturas de automação, de modo a saber como eles funcionam e qual é a sua importância para manter a linha de produção sempre a todo vapor.


Quer aprender mais sobre isso? Então confira, no artigo a seguir, algumas informações importantes a respeito de algumas destas peças.


Correias

Em praticamente todas as indústrias, é preciso usar componentes móveis em sua estrutura de automação. É o caso, por exemplo, de esteiras rolantes e motores: sem potência, eles não se movem, e, consequentemente, não funcionam.


Entretanto, gerá-la não é o suficiente. Para isso é imprescindível que essa potência seja transmitida aos demais componentes da linha de produção.


Isso, por sua vez, é feito por meio de uma Correia de transmissão, item disponível nos seguintes modelos:


Correias dentadas;

Correias em V;

Correias planas;

Correias sincronizadoras com revestimento.


Cada um deles tem suas particularidades, sendo assim, recomendados em contextos diferentes. Por exemplo: quando é preciso que não haja atrito nem deslizamento e que os eixos acionados permaneçam sempre sincronizados, deve-se optar pela correia dentada, que tem todas estas características.


Agora, quando o que se busca é a neutralização dos efeitos das emendas, deve-se optar pelo modelo plano e sem fim.


Vale ressaltar que, devido a importância desse componente, sua escolha deve ser feita com a ajuda de um profissional, como um engenheiro mecânico ou de automação.


Isso porque ele saberá definir qual é o modelo que oferecerá mais benefícios a linha de produção, seja ele a correia industrial em v, dentada, plana ou sincronizadora.


Redutores

Por mais que a movimentação de peças seja algo importante para que as linhas de produção funcionem, ele não pode ser excessivo. Do contrário, é possível que os componentes fiquem sobrecarregados e, consequentemente, apresentem defeitos.


A boa notícia é que há um equipamento projetado especialmente para reduzir a velocidade de um sistema: o redutor de velocidade.


Quando acionado, esse item eleva o torque da peça, de modo a fazer com que a velocidade rotacional caia. O resultado é um equipamento com uma segurança mecânica muito maior, tornando-o mais estável.


Vale ressaltar que esse aparato pode se apresentar sob as mais diversas formas: é possível, por exemplo, que um redutor planetário seja uma caixa ou deslocador de engrenagens, bem como uma transmissão simples.


Novamente, cabe a um profissional qualificado definir qual é a melhor forma para o sistema em questão.


Controladores


Além da velocidade rotacional de seus equipamentos, há muitas outras variáveis que têm de ser mantidas sob controle em um ambiente industrial. Algumas delas são a temperatura, a umidade e a pressão. Como todas essas variáveis alteram as propriedades da matéria-prima usada, devem ser monitoradas de perto, de modo que não afetem os processos de produção realizados nesse ambiente.


Normalmente, a maneira mais empregada de exercer esse acompanhamento é usar instrumentos de medição como termômetros e barômetros.


Caso o profissional encarregado da tarefa detecte uma anomalia, cabe a ele tomar as medidas necessárias para normalizar o índice.


Felizmente, há uma alternativa que usa a automação para manter todas estas variáveis sob controle.


Com o uso de controladores é possível mensurar os índices necessários na indústria. Este aparato atua também para adequá-los caso saiam dos níveis determinados.


Ele pode, por exemplo, agir como um redutor de temperatura caso o nível de calor em determinado ambiente ou recipiente ultrapasse o máximo determinado.



Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.

Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.

Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.


Central de atendimento-(11)2823.7000


0 comentários: