Automação industrial é aliada da produtividade.




Automação industrial é aliada da produtividade.


As usinas possuem à mão vasta opção de maquinário para auxiliar a produção sucroenergética. As indústrias, ao contrário do que ocorria anteriormente, lançam novidades frequentemente no que diz respeito à soluções em automação voltadas para o setor.


Sistemas de Controle, destaca a tecnologia que abrange a integração dos dados históricos de processo pela consolidação do uso de seus recursos. Cada vez mais a transformação de simples dados em informação gerencial é utilizada para o planejamento das operações das usinas produtoras de açúcar e etanol.


Essas soluções permitem tratar e analisar grandes volumes de dados com base temporal com eficiência e alto desempenho. Desse modo é possível comparar resultados produtivos de diferentes áreas em diferentes momentos obtendo maior conhecimento dos processos e consequentemente melhor planejamento no uso dos recursos.


A automatização das usinas já é uma realidade há alguns anos. Além da possibilidade de coleta e análise profunda dos dados produtivos para fins gerenciais, destaco o aumento da qualidade e produtividade ao longo do ciclo de vida da planta industrial e o uso das comunicações digitais geralmente empregadas no setor, caracterizado pela escalabilidade que permite a expansão da capacidade de produção sem maiores investimentos.


Os sistemas de execução da manufatura – Sistemas MES. Esses sistemas monitoram e controlam todas as etapas do processo de produção em tempo real. É um conjunto de ferramentas (software e hardware) que confronta o que foi planejado e o que realmente esta sendo executado, tudo em tempo real, garantindo a integração entre o ERP e outros sistemas ligados, permitido uma melhor gestão na tomada de decisão.


Com relação à segurança na área industrial, as novidades são os equipamentos de controle com certificação SIL Safety Integrity Level (Nível de Integridade de Segurança), independentes (SIL 1 a SIL 4). Cada nível corresponde a um intervalo de probabilidade para a falha de uma função de segurança. Quanto mais elevado o SIL dos sistemas de segurança, mais reduzida a probabilidade de não executar as funções de segurança exigidas.


Vantagens

O setor sucroenergético passa por uma escassez de investimentos em manutenção, aumento de produção, diminuição de custos e elevação de segurança. Com esse perfil, as soluções de controle avançado de processos contribuem para elevar a produção.


Quanto à diminuição de custos, as soluções em gerenciamento de ativos são uma alternativa. Já com relação à segurança dos processos, os sistemas de gerenciamento de alarmes apoiam decisões operacionais.


Os controles avançados de processos ajudam a diminuir a variabilidade no controle operacional das usinas, o que é, segundo ele, um dos maiores problemas na produção de processo.


Com um controle regular, pode-se aumentar parâmetros produtivos, resultando em aumento de volume e qualidade.O gerenciamento de ativos dão informações em tempo real sobre o estado de equipamentos na planta, inclusive de forma pró ativa, antecipando ações de manutenção e diminuindo os custos.


No setor sucroenergético temos uma evolução quanto ao Sistema Instrumentados de Segurança (SIS), que são sistemas de automação específicos para comandar qualquer ocorrência de forma isolada e sobrepondo o sistema de controle e, com isso, qualquer risco que leve a uma falha o processo.


O SIS entra em ação, colocando o processo em condições seguras, de forma automática, eliminando o risco operacional. Nas usinas atualmente os SIS estão sendo estudados para aplicações em Calderias.


Viabilidade econômica

Viabilidade econômica com relação à aquisição das novidades em automação disponíveis no mercado. A segurança é obtida pela redução do risco. Sistemas de controle com requisitos críticos de segurança são projetados segundo princípios de falha segura.


Portanto, na medida do possível, todos os estados de operação e todos os estados de falha do sistema em questão devem ser conhecidos e analisados, de modo que a ocorrência de um ou mais desses estados não resulte em significativa perda material ou ainda consequências indesejáveis para o homem e para o meio ambiente.


A automatização das usinas já é uma realidade devido aos aumentos de produtividade, redução de custos, segurança, precisão, monitoramento remoto, melhoras na competitividade e possibilidade de monitoramento e controle de todas as etapas do processo de produção em tempo real.


A aquisição dos novos maquinários, viável já que esses investimentos não são de grande porte, com exceção do SIS. Como as soluções são voltadas para melhorias, com um investimento relativamente pequeno consegue-se grandes benefícios. Entre os benefícios, destaca a elevação de produção, aumento da qualidade, redução do custo de manutenção e aumento da segurança operacional.




Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.

Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.

Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.


Central de atendimento-(11)2823.7000


0 comentários: