Automação industrial itens importantes para a indústria.




Automação industrial itens importantes para a indústria.

O principal objetivo da automação industrial é através da tecnologia criar mecanismos que sejam capazes de produzir o melhor produto com a menos taxa de menor custo. Buscando como objetivo melhorar a produtividade, aumentando o número de itens produzidos de maneira que reduza os custos de produção, mantendo ou até melhorando a qualidade dos produtos.


Outro ponto é melhorar as condições de trabalho dos profissionais envolvidos aumentando a segurança e eliminando trabalhos perigosos, realizar operações que onde haveria mais dificuldade de controlar seja intelectualmente ou mesmo manualmente.


Além de melhorar a disponibilidade de produtos de maneira que seja possível fornecer quantidades necessárias de acordo com o momento.


Importância da automação eletrônica

A automação industrial de um sistema é transferir funções que a primeiro momento seriam feitas manualmente por pessoas e passar a um conjunto de elementos tecnológicos mantendo sempre a segurança e a qualidade.


Cada vez mais os segmentos de produção industrial, exigem um número que tende a crescer mais e mais de novos sistemas e máquinas automatizadas, como:

geração;
distribuição de energia
transportes;
produção entre outros.

Essa necessidade de automação deve-se a quantidade do aumento da produção, se comparado aos custos mais baixos de componentes eletrônicos e máquinas, a qualidade e estabilidade à necessidade de substituir trabalhos perigosos dos operadores.


Antes, esse tipo de sistemas fechados que controlavam individualmente cada fase e processo durante a produção e da indústria, entretanto ao longo do tempo, os sistemas passaram a estar mais abertos e com capacidade de atingir uma quantidade maior de processos de forma que otimize o funcionamento de toda instalação.


Hoje, esse sistema é basicamente formado por duas partes que é a parte operacional e a parte de controle.


A primeira é a parte do sistema que meche diretamente com processo e é um conjunto de elementos que fazem a máquina se mexer e realizar a operação desejada.


Já a parte de controle é a parte onde programação se torna possível no sistema onde geralmente é implementada com o auxílio do CLP (Controlador Lógico Programável).


O Arduino, por exemplo é uma peça que uma quantidade enorme de sensores e componentes que você pode utilizar nos seus projetos. A lista de usos é muito extensa e pode ter aplicações em diversos segmentos.


Possui Grande parte do material utilizado está disponível em módulos, que são pequenas placas e possuem os sensores e outros componentes auxiliares como leds, capacitores e resistores.


Automação na segurança

A automação também vem auxiliando na categoria de segurança.

A possibilidade de diversas ferramentas para ajudar no monitoramento, como sistemas de alarme, câmeras de monitoramento, controle de acesso de pessoas, rondas eletrônicas entre diversos outros.


Os sistemas de alarme, por exemplo, possuem dispositivos instalados em locais estratégicos com sensores de presença que são ativados através do Sensor infravermelho e tem o objetivo de proteger em determinados espaços de acordo com o nível de segurança necessário.


São utilizados para sinalizar situações de risco em caso de intrusão ou roubo, pode ser integrado com outros sistemas de segurança, e são conectados a uma central de alarme que permite o controle dessas informações, como Controle de Acesso, por exemplo.


Esse tipo, existe a possibilidade de armazenamento de todos os acontecimentos ocorridos, incluindo as fotos de usuários, identificação de documentos e até placas de veículos. Os leitores biométricos que utiliza de um infravermelho que lê, permite ou não o acesso do indivíduo.


Também são muito utilizados nesse tipo de controle de acesso já que permitem um controle mais rigoroso para determinados locais.


Outro uso, é o uso da automação para controle de incêndios, como detectores de fumaça e calor, alguns, mais novos possuem a possibilidade de alertar no momento em que precisam de manutenção.


A ronda eletrônica e um equipamento que é utilizado por profissionais que responsáveis pela ronda periódica nos ambientes.


É um bastão sem fio, que tem a função de auxiliar as rondas, efetuar o controle das rondas já feitas e o registro delas. O diferencial desse mecanismo é que há a possibilidade de gerenciar a movimentação do vigia durante seu turno de trabalho mesmo à distância.O controle é efetuado por um software que executa o gerenciamento dos dados coletados através do bastão facilitando, assim a gestão.




Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.

Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.

Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.


Central de atendimento-(11)2823.7000


0 comentários: