Borne para o seu Painel Elétrico.




Borne para o seu Painel Elétrico.

O que é um Borne?

O borne ou terminal de passagem ou ainda terminal SAK funciona como um ponto de conexão dedicado para os fios elétricos, evitando dessa forma a necessidade de emenda em cabos elétricos.


No nível mais básico, um borne ou bloco de terminais é uma tira de plástico moldada com placas de metal e parafusos ou molas onde cada ponto de conexão (terminal) possui uma placa de metal e dois parafusos paralelos que conduzem eletricidade e prendem os fios no lugar.


As conexões são formadas quando os fios (normalmente equipados com terminais) são presos entre os parafusos e a placa condutora.


Você também pode encontrar o borne em configurações mais complexas que fornecem recursos como terminais de grampo com mola e montagem em trilho DIN.


Configurações Comuns de Borne ou Bloco de Terminais:


Blocos terminais montados em trilho DIN;
Blocos terminais de fileira dupla;
Blocos terminais de fileira única;
Bloco mola;
Blocos SAK;
Borne Modular.


O terminal modular é utilizado ​​em todo o mundo e pode ser encontrado em painéis elétricos, quadros de distribuição, centros de controle ou sistemas de controle de máquinas.



Eles são responsáveis por garantir conexões seguras em todas as instalações de baixa tensão. Em vista desta aplicação versátil e universal, é possível encontrarmos diferentes fabricantes com padrões de qualidade diversos. Abaixo algumas características que devem ser observadas ao escolher um borne:



Seção Transversal:
A seção transversal nominal de um borne é o equivalente a seção transversal do condutor que será conectado ao borne e dependendo do fabricante pode ser produzido de forma a atender também requisitos térmicos e mecânicos.



Corrente Nominal:
A corrente nominal é um valor de corrente que é indicado pelo fabricante que atende os requisitos térmicos, mecânicos e elétricos da utilização da seção transversal nominal.



Tensão Nominal:
A tensão nominal é o valor de tensão suportada que é declarado pelo fabricante considerando distâncias de separação e folga e que não permitem qualquer deformação no produto.



Dimensões Nominais:
Dimensões nominais são as dimensões gerais do bloco de terminais com fixações, mas sem tolerâncias.



Para o terminal especificado com uma tolerância de +0,2 mm. deve ser permitido durante o projeto ao montar em filas.


Comprimento de decapagem da isolação:
O comprimento de decapagem necessário para cada cabo a fim de alocar o mesmo no terminal é indicado em mm. Esses comprimentos também devem ser observados.


Placa Terminal:
O último terminal em um conjunto montado em trilho DIN deve ser fechado com uma placa final sendo que esta placa final é mantida na posição pelo suporte final.


Separador:
O separador é necessário para a separação visual de circuitos ou para separação elétrica no caso de conexões cruzadas adjacentes.





Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.




Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.





Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.







Central de atendimento-(11)2823.7000




0 comentários: