Automação Industrial – Industria 4.0.



Automação Industrial – Industria 4.0.


Há muito tempo, a automação era feita apenas por indivíduos qualificados, que desenvolviam ferramentas e itens para venda ou troca. Nos dias atuais, o artesão - quem executava o desenvolvimento de tais itens - foi substituído por indústrias, com instalações específicas para a fabricação de produtos.


Essa ainda é a norma na indústria de hoje para o desenvolvimento de materiais de consumo, mas o próximo conjunto na evolução da fabricação desenvolveu facilidades com certas capacidades independentes de material humano. Isso também atende por automação industrial.

A automação industrial é um termo ligado às facilidades do operador virtual sem a necessidade de interação humana. O processo ainda está em desenvolvimento, mas mais e mais instalações estão se voltando para estes sistemas por seus benefícios apresentados.

- Menores custos de implementação e despesas operacionais

- Melhoria da produtividade e eficiência

- Redução do ciclo de tempo e trabalho em processo ~ Aumento dos giros de estoque

- Redução nas lesões de trabalho

- Gerenciamento do uso de energia com precisão

- Aumento da eficiência do equipamento para maximizar a produção


        A lista vai além do exposto. A ideia de automação completa ainda está em desenvolvimento e ainda há atividades que exigem atenção humana até que o processo de automação industrial seja um padrão bem conhecido.


        Originalmente, o objetivo da automação era aumentar a produtividade devido às instalações de produção integradas, capazes de funcionar 24 horas por dia e reduzir o custo associado com operadores humanos.


No entanto, a qualidade da produção tem sido um ponto focal para indústrias competitivas e a automação utilizada para testes de validação e verificação tem crescido consideravelmente.


A ideia de um processo de fabricação flexível deu origem a grandes facilidades, sendo que a produção pode ser baseada em quando o pedido é recebido e reduzir o volume de estoques permanentes.


Automatizar ou não automatizar?
        Uma automação industrial completa é cara e requer grandes quantidades de recursos para converter qualquer instalação. A melhor alternativa é construir desde o início, com os sistemas de controle completos integrados para uma possível instalação de fabricação automatizada.


A primeira coisa a entender é que, ao considerar a automatização de processos, é preciso refletir sobre as operações atuais e desenvolver soluções para que essa ideia possa ser usada.


Principais razões para a utilização de automação: redução de custos, melhoria da qualidade, redução de inventário e o melhor tempo de resposta.


Redução de Custos.


A redução do trabalho direto é primordial para a redução de custos. Eliminar os resultados do trabalho direto resulta na redução de custos apenas se a mão de obra custar mais do que os custos operacionais de automação.


A redução da mão de obra diminui os custos junto aos custos indiretos, associados aos empregados. Redução do estoque em processo é outra maneira de reduzir custos ao substituir operadores.


Outro benefício é a redução de desperdícios com materiais, com base em inspeção automatizada conduzida pela máquina. O custo de treinamento é essencial e também reduzido com menos mão de obra.

Melhoria da Qualidade.

        A melhoria de qualidade é realizada por meio de máquinas de inspeção de peças e utilização de testes em processo. Muitas vezes, a automação industrial irá verificar se o produto é de boa qualidade antes de envia-lo a diante. Além disso, há o benefício adicional de eliminação de partes de peças rejeitas.


A triagem das mercadorias de qualidade vai melhorando para a produção final. Quando a automação é usada para validação de produtos, os parâmetros devem ser quantificados para que os produtos possam ser aceitos ou rejeitados. Isso praticamente elimina os erros de operação, o que podemos perceber em controles manuais.


Redução de Estoque.

        A redução de inventário com a automação industrial é semelhante em forma à manufatura enxuta. Desde o fluxo de produção, que é baseado na atividade de estação para estação (ao invés de se acumular a cada operação), até a redução do trabalho em processo.


O estoque de produtos adicionais acabados é reduzido porque a automação permite a fabricação de produtos conforme a demanda exigida.



Tempo de resposta melhorado.

        O tempo de resposta está relacionado com o tempo de ciclo de produção e baseia-se a partir do momento em que um pedido é recebido para o envio do produto final. Operadores manuais, geralmente, aguardam à espera de trabalho e um valor sobre o tempo ocioso é acrescentado.


A automação irá melhorar o tempo de resposta através de cada operação. Subconjuntos podem ser integrados na linha de automação para eliminar as estações de trabalho individuais. A automação pode lidar com os novos pedidos e melhorar o tempo de resposta através de trocas programáveis.


A automação industrial tem várias vantagens que a tornam ideal para a próxima fase na fabricação. Com tantos recursos permitindo a execução de tarefas precisas e exatas, a dedicação e engenharia empregadas devem ser extensivas.



Desenvolvendo equipamentos competitivos de automação.
        A automação industrial está criando empresas de manufatura cada vez mais competitivas. Muitas estão percebendo grandes benefícios nas instalações de fabricação e gerando parceiros que estão mais perto de casa.


Os preços das relações exteriores, custos de transporte mais elevados e a falta de direitos de propriedade intelectual em países terceiros, está mudando o pensamento corporativo na fabricação fora do seu próprio país.


A automação industrial está criando uma possibilidade muito real. Mas, com a concorrência crescendo, a necessidade de melhor qualidade em equipamentos de automação aparece como diferencial.


A necessidade de produzir produtos de automação de qualidade é ainda mais evidente com a indústria em expansão e cada vez mais concorrentes querem juntar-se à corrida.


Para se destacar e ir além de outras empresas emergentes, soluções mais modernas podem ajudar no desenvolvimento de produtos e é de grande importância levar em consideração transições suaves e eficientes entre as perspectivas mecânicas e elétricas de engenharia, envolvidas em todos os equipamentos de automação industrial.


Desenho elétrico esquemático.
 Desenvolver um esquema adequado, facilmente incorporado às características mecânicas do equipamento de automação é essencial para manter as coisas esteticamente agradáveis e funcionais.


Documentar e projetar controles elétricos, servos, e esquemas de ligações é importante para manter tudo em ordem e prontamente disponível para a produção.


A última coisa que você quer são os erros ocorridos dentro do produto acabado, que não seja capaz de lidar com a carga de energia ou terminais que não são devidamente registrados nos diagramas esquemáticos.


 Certificar-se de que o projeto esquemático está adaptado para que engenheiros eletricistas possam construir com precisão a regra e verificar em tempo real com a programação preventiva, garante que nenhum erro jamais ocorra.


A última coisa que você quer fazer é revisar páginas e páginas de diagramas de fiação tentando encontrar erros que estão causando um mau funcionamento.


Melhorar o tempo do projeto irá construir uma base sólida para fazer um processo de projeto elétrico mais competitivo.


Facilitar a vida de engenheiros eletricistas e projetistas vai mostrar, em longo prazo, que um melhor software ou equipamento vai melhorar a precisão e produção, assim como a automação industrial que você busca fornecer aos seus próprios consumidores.


Tornar o processo de projeto menos estressante é a melhor maneira de melhorar o tempo de resposta, produtividade e tempo perdido recuperando erros.






Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.




Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.





Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.







Central de atendimento-(11)2823.7000



0 comentários: