Os benefícios da automação industrial.





Os benefícios da automação industrial.


Na correria do nosso dia a dia, certamente não nos damos conta, por exemplo, quando vamos a um supermercado e enchemos o carrinho de compras com pacotes de alimentos diversos, como aqueles produtos foram empacotados.


Imagine agora um pacote de biscoitos. Como foram feitos e empacotados? Vamos resumir agora esse processo com a experiência de quem já viu biscoitos serem produzidos diariamente. Pois bem, praticamente todo o processo, com exceção da adição de alguns ingredientes, é automatizado.


Depois de batida, a massa é despejada automaticamente na linha de produção (um forno) e percorre um caminho enquanto é assada e, por fim, temos um pacote de biscoitos embalado sem praticamente a interferência do homem.


Ok, queríamos apenas que você tivesse a noção de como é um processo automatizado para que a partir de agora possa entender com mais clareza os benefícios da automação sobre os quais falaremos a seguir.


Aumento da produtividade.

Mesmo parecendo ser um benefício obvio, como dificilmente seres humanos executam uma mesma tarefa obtendo sempre o mesmo resultado, em processos automatizados é exatamente o contrário porque uma vez que uma tarefa foi programada num determinado sistema, todo o resto é executado através da precisão das máquinas que foram cridas para trabalhar sempre do mesmo jeito, apenas seguindo as instruções iniciais.


Redução de custos.

Esse segundo item possui uma relação completamente direta com o primeiro. Aumentos de produtividade resultam em rápidos retornos de investimento (ROI) e redução de mão de obra e com ela a redução no pagamento de encargos que todos sabemos serem enormes no Brasil. Além do mais, sistemas automatizados são projetados para economizar energia elétrica quando não estão sendo utilizados.


Aumento da qualidade.

Em muitas empresas ainda há o departamento conhecido como controle de qualidade. Com a automação, esse departamento torna-se praticamente desnecessário, uma vez que toda a automatização é baseada num processo “amarrado”.

Vamos voltar ao exemplo do biscoito onde o forno é regulado a uma determinada temperatura e velocidade para cada tipo específico de biscoito, tudo calculado para que as perdas sejam as menores possíveis e as receitas resultem sempre em biscoitos com “zero”diferença de sabor, etc.


Segurança.

Ao contrário do nós seres humanos, que por diversos motivos podemos comentar um erro durante a operação de uma máquina, num processo automatizado, o funcionamento dos equipamentos é todo planejado com antecedência para que os integrantes do processo funcionem na mais completa sintonia.


A preocupação com a redução de acidentes é alta nos processos de automação e no Brasil é a norma regulamentadora NR-12 que deve ser seguida pelos fabricantes de equipamentos diversos, principalmente porque os mesmos serão fabricados para funcionar em ambientes de temperaturas extremas, locais onde há o risco de explosões, fundições, ambientes onde ocorrem processos químicos, etc.


Vantagem competitiva.

Esse talvez seja o benefício mais obvio dentre os citados até agora, uma vez que um processo de automação, se bem planejado, pode fazer com que um mesmo grupo de equipamentos possa produzir diferentes produtos, assim como acontece, por exemplo, com uma linha de produção automotiva ou mesmo uma linha de produção de biscoitos sobre a qual falamos no primeiro artigo.


Enquanto os concorrentes que não usam um processo automatizado “sofrem” para conseguir os melhores resultados usando processos manuais altamente sujeitos a erros, na automação basta uma programação inicial contendo todas as atividades de todos os equipamentos para que a produção aconteça com velocidade e eficiência, diminuindo muito as possibilidades de prejuízos.


 Precisão.

A precisão é o benefício mais imediato da automação. Aliás, sem a precisão como resultado, automatizar não faria muito sentido. A precisão está em todas as partes do processo, no início quando tudo é programado em um sistema principal onde estão todos os dados, no meio, quando o sistema é capaz de detectar via sensores algo que por algum motivo esteja acontecendo de forma errada e, ao final, para garantir um produto perfeito.


Monitoramento remoto.

O monitoramento remoto diz respeito ao controle da automação a distância. As conexões de internet disponíveis em larga escala permitiram que esses controles ficassem muito mais facilitados ao longo dos anos assim como podemos, por exemplo, vigiar a nossa própria casa através de um smartphone, tablet ou computador com acesso a internet. Nos sistemas de automação há inclusive a possibilidade de mudança de comandos, ajustes, etc.




Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.

Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.

Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.


Central de atendimento-(11)2823.7000


0 comentários: