Como cuidar da bateria de um nobreak.




Como cuidar da bateria de um nobreak.

O nobreak é aquele tipo de equipamento “discreto”, porém extremamente eficiente. Discreto porque a maioria do tempo nem nos damos conta do seu funcionamento, mas, na hora em que mais necessitamos, ou seja, naquele momento em que a falta de energia pode colocar todo um trabalho a perder, ele entra em ação para nos socorrer.



Em ambientes residenciais acaba por proteger e aumentar a vida útil dos equipamentos eletrônicos, nas empresas (seja comércio ou indústria), evita que as atividades de máquinas, dispositivos e sistemas parem de funcionar. 



Modelos com maior poderio em termos de tecnologia, ainda oferecem software que permite gerenciamento remoto para controle e monitoramento da energia elétrica e também dos equipamentos aos quais está ligado.


Porém, assim como todo equipamento que depende de uma bateria para funcionar, precisamos saber quais cuidados precisamos tomar a fim de preserva-la e é sobre 4 desses cuidados que trataremos a seguir.


Local de instalação


O ideal que locais próximos a janelas que permaneçam abertas ou áreas com alto nível de umidade sejam evitados, assim como locais com muita poeira ou emissão de vapores corrosivos. A fim de oferecer circulação de ar no interior do nobreak, evitando assim o aquecimento excessivo, recomenda-se que as aberturas para ventilação nas partes dianteira, lateral e traseira não sejam bloqueadas.


Temperatura ambiente


Entre 11°C e 38°C é a temperatura de funcionamento recomendada para a maioria dos nobreak. Temperaturas elevadas afetarão consideravelmente a vida útil da bateria e nas situações em que a temperatura chegar 10°C acima dos 25°C, de 50% será a redução da vida útil da bateria.


Ciclo


Pode parecer obvio (e é), mas o tempo de vida das baterias de nobrek usados em locais onde as quedas de energia são constantes, são os mais comprometidos. Isso acontece em consequência das constantes descargas as quais os nobreak são submetidos sempre que a energia “cai”, mas essa é a função desse equipamento. Em alguns equipamentos é possível regular a sensibilidade para as quedas de tensão e outros fatores responsáveis pelo consumo de bateria.


Descarga da bateria


O ideal que evitemos deixar um no-break desligado por mais de 90 dias porque baterias perdem carga mesmo não sendo utilizadas. No caso de descargas completas, as baterias devem ser recarregadas o mais rápido possível e nessa situação específica, evite deixar o equipamento desligado por mais de 5 dias.




Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.

Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.

Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.


Central de atendimento-(11)2823.7000


0 comentários: