O que é AC DC?




O que é AC DC?


A sigla AC DC tem vários significados, porém o mais conhecido deles esta ligado à banda de rock australiana. A banda AC DC foi formada no ano de 1973 em Sidney na Austrália, por Angus e Malcolm Young, que são irmãos.


A banda foi uma das primeiras e também uma das mais influentes do  heavy metal, assim como outras do gênero como Black sabbath e Led Zeppelin. O nome da banda faz alusão ao estilo de rock que toca, comparando-a a AC DC, a sigla da corrente elétrica.


AC DC correntes elétricas


AC DC é uma sigla da língua inglesa que significa alternative current/direct current. Em português o significado de AC DC é corrente alternada/corrente contínua. A corrente DC em um circuito elétrico circula em um só sentido e possui dois pólos, um negativo e um positivo. Já a corrente AC circula em dois sentidos alternadamente, ora em um, ora em outro, e não possui pólos e sim fases.


As baterias, por exemplo, utilizam a corrente DC que é encontrada geralmente em locais que requerem baixo nível de tensão. Já as residências, empresas e outros tipos de construções utilizam a corrente AC.


Curiosidade

A origem do nome da banda é bastante interessante. Angus e Malcolm optaram pelo nome AC/DC após o encontrarem na máquina de costura da irmã deles. A idéia é a de que o nome caracteriza bem a energia que a banda passa ao tocar suas músicas e a vontade de fazer sucesso.


Outras teorias surgiram ao longo dos anos, como a de que o nome AC/DC fazia referência à pessoa de Jesus Cristo como Anti-cristo/Morte de Cristo, ou Anti Christ/Death Christ, devido às pesadas músicas de rock com letras muitas vezes anti-sociais da banda. Os adeptos do cristianismo utilizam a sigla também como Antes de Cristo e Depois de Cristo para fazer alusão ao período anterior ao seu nascimento e depois do seu nascimento.




Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.

Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.

Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.


Central de atendimento-(11)2823.7000


0 comentários:

A estação nobreak.




A estação nobreak.


Não bastassem todos os problemas que enfrentamos no dia a dia, ainda somos “presenteados” como sedo o país com a maior incidência de raios em todo o mundo. Além da capacidade que um raio tem de, simplesmente, acabar com a vida de qualquer um de nós, ainda são capazes de nos trazer, mesmo não caindo diretamente em nossas residências ou locais de trabalho, prejuízos dos mais variados aos mais variados equipamentos.


Na cidade de São Paulo, por exemplo, mais de 300 raios chegaram até o solo durante as chuvas de início da estação de verão. Eles podem causar curtos- circuitos, acidentes relacionados com a rede elétrica, além é claro de provocar instabilidade na mesma.


Uma ótima opção de solução para os prejuízos que os raios possam vir a nos trazer em qualquer que seja o ambiente (residências, comércio ou indústria), está nos equipamentos Nobreak que, como o próprio nome sugere, servem para evitar que os aparelhos a eles conectados se desliguem quando de uma queda da rede de energia primária.


Mas a função de um nobreak não se limita a apenas manter os equipamentos ligados, eles também protegem os mesmos contra subtensão, sobretensão e surtos de tensão. Uma vez que a energia primária é interrompida, eles entram imediatamente em ação e isso acontece por conta das baterias internas que possuem.


Além disso, dependendo do nobreak, são equipamentos que podem vir equipados inclusive com software capaz de controlar suas funções internas, além de monitorar.


Vantagens dos Nobreaks em relação a:


Eletroeletrônicos


Proteje os equipamentos das muito prováveis variações de tensão por conta das oscilações de energia ou apagões. Geralmente nas quedas de energia primária, quando a mesma retorna, apresenta valores de tensão incorretos que podem facilmente provocar a queima dos equipamentos.


Computadores e conexão à internet


No caso dos computadores os prejuízos são dobrados, uma vez que podemos perder o equipamento em si ou arquivos com os quais estávamos trabalhando em um momento de oscilação ou queda de energia.


Em relação a conexão de internet o motivo é simples. Uma queda ou oscilação de energia pode fazer com que o sinal DSL seja interrompido ou o modem (equipamento que recebe de distribui a conexão, inclusive via Wi-Fi nos dias atuais) seja completamente desligado ou, simplesmente, queime.


Segurança


Aqui vale destacar especificamente as câmeras de segurança. Principalmente em uma época na qual a violência se tornou algo praticamente banal em nosso país, ou seja, vivemos boa parte do nosso dia com medo de sofrer algum tipo de violência, ter câmeras de vigilância funcionando e gravando as situações vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, é fundamental. Podemos dizer que ter esse tipo de sistema de vigilância ligado a um nobreak é quase que mandatório.



Web Automação In
dustrial - Assistência técnica Multimarcas.

Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.

Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.


Central de atendimento-(11)2823.7000


0 comentários:

Como cuidar da bateria de um nobreak.




Como cuidar da bateria de um nobreak.

O nobreak é aquele tipo de equipamento “discreto”, porém extremamente eficiente. Discreto porque a maioria do tempo nem nos damos conta do seu funcionamento, mas, na hora em que mais necessitamos, ou seja, naquele momento em que a falta de energia pode colocar todo um trabalho a perder, ele entra em ação para nos socorrer.



Em ambientes residenciais acaba por proteger e aumentar a vida útil dos equipamentos eletrônicos, nas empresas (seja comércio ou indústria), evita que as atividades de máquinas, dispositivos e sistemas parem de funcionar. 



Modelos com maior poderio em termos de tecnologia, ainda oferecem software que permite gerenciamento remoto para controle e monitoramento da energia elétrica e também dos equipamentos aos quais está ligado.


Porém, assim como todo equipamento que depende de uma bateria para funcionar, precisamos saber quais cuidados precisamos tomar a fim de preserva-la e é sobre 4 desses cuidados que trataremos a seguir.


Local de instalação


O ideal que locais próximos a janelas que permaneçam abertas ou áreas com alto nível de umidade sejam evitados, assim como locais com muita poeira ou emissão de vapores corrosivos. A fim de oferecer circulação de ar no interior do nobreak, evitando assim o aquecimento excessivo, recomenda-se que as aberturas para ventilação nas partes dianteira, lateral e traseira não sejam bloqueadas.


Temperatura ambiente


Entre 11°C e 38°C é a temperatura de funcionamento recomendada para a maioria dos nobreak. Temperaturas elevadas afetarão consideravelmente a vida útil da bateria e nas situações em que a temperatura chegar 10°C acima dos 25°C, de 50% será a redução da vida útil da bateria.


Ciclo


Pode parecer obvio (e é), mas o tempo de vida das baterias de nobrek usados em locais onde as quedas de energia são constantes, são os mais comprometidos. Isso acontece em consequência das constantes descargas as quais os nobreak são submetidos sempre que a energia “cai”, mas essa é a função desse equipamento. Em alguns equipamentos é possível regular a sensibilidade para as quedas de tensão e outros fatores responsáveis pelo consumo de bateria.


Descarga da bateria


O ideal que evitemos deixar um no-break desligado por mais de 90 dias porque baterias perdem carga mesmo não sendo utilizadas. No caso de descargas completas, as baterias devem ser recarregadas o mais rápido possível e nessa situação específica, evite deixar o equipamento desligado por mais de 5 dias.




Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.

Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.

Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.


Central de atendimento-(11)2823.7000


0 comentários:

Perigos dos disjuntores defeituosos.




Perigos dos disjuntores defeituosos.


Seja em ambientes industriais ou residenciais, geralmente diferentes disjuntores são instalados nas caixas de disjuntores e cada um deles é responsável por um respectivo circuito individual. Disponibilizados em tamanhos diferentes de acordo com as suas amperagense, sendo as mais comuns as de 30 A, 20 A e 15 A, são os responsáveis em conduzir a corrente elétrica até os circuitos e quando estão defeituosos podem produzir situações perigosas sobre as quais falaremos a seguir.


Superaquecimento de circuitos.

Como cada disjuntor é classificado por um número máximo de amperes que o mesmo pode utilizar, em caso de defeitos, mais amperes do que a fiação pode suportar acabarão sendo utilizados e como resultado a fiação pode queimar e derreter. É claro que nesses casos, além de a eletricidade para de fluir, vidas podem ser colocadas em risco em caso de o fogo dos fios se expandir.

Curtos circuitos.

O curto elétrico acontece quando um fluxo de corrente num circuito toma um caminho não intencionado para a terra, ao invés de voltar pelo fio neutro. Isso poderá acontecer caso um parafuso do terminal afrouxe e , desse jeito, o fio energizado toca no interruptor de metal ou mesmo a caixa da tomada.

Se uma pessoa tocar na caixa, a eletricidade então vai atravessar o caminho de menor resistência através do corpo da pessoa, eletrocutando-a. O disjuntor foi projetado para ser desligado em casos como esse, mas caso esteja com defeito, acaba por colocar quem quer que toque no botão ou tomada curto-circuitada em risco.

Choques.

Por ser projetado desligar automaticamente quando qualquer objeto tocar em um fio energizado, ao invés disso, o disjuntor com defeito manterá o fio energizado nessas situações, provocando choque em quem tocar no fio ou em objetos condutores de eletricidade encostados no mesmo.

Picos de energia.

Em situações de funcionamento normal, se acontecer um pico ou flutuação no fornecimento de eletricidade, o disjuntor é projetado para se desligar automaticamente. Assim como na situação de superaquecimento, circuitos defeituosos, além de não desligarem automaticamente, podem super aquecer a fiação e também provocar incêndios.




Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.

Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.

Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.


Central de atendimento-(11)2823.7000


0 comentários:

Os benefícios da automação industrial.





Os benefícios da automação industrial.


Na correria do nosso dia a dia, certamente não nos damos conta, por exemplo, quando vamos a um supermercado e enchemos o carrinho de compras com pacotes de alimentos diversos, como aqueles produtos foram empacotados.


Imagine agora um pacote de biscoitos. Como foram feitos e empacotados? Vamos resumir agora esse processo com a experiência de quem já viu biscoitos serem produzidos diariamente. Pois bem, praticamente todo o processo, com exceção da adição de alguns ingredientes, é automatizado.


Depois de batida, a massa é despejada automaticamente na linha de produção (um forno) e percorre um caminho enquanto é assada e, por fim, temos um pacote de biscoitos embalado sem praticamente a interferência do homem.


Ok, queríamos apenas que você tivesse a noção de como é um processo automatizado para que a partir de agora possa entender com mais clareza os benefícios da automação sobre os quais falaremos a seguir.


Aumento da produtividade.

Mesmo parecendo ser um benefício obvio, como dificilmente seres humanos executam uma mesma tarefa obtendo sempre o mesmo resultado, em processos automatizados é exatamente o contrário porque uma vez que uma tarefa foi programada num determinado sistema, todo o resto é executado através da precisão das máquinas que foram cridas para trabalhar sempre do mesmo jeito, apenas seguindo as instruções iniciais.


Redução de custos.

Esse segundo item possui uma relação completamente direta com o primeiro. Aumentos de produtividade resultam em rápidos retornos de investimento (ROI) e redução de mão de obra e com ela a redução no pagamento de encargos que todos sabemos serem enormes no Brasil. Além do mais, sistemas automatizados são projetados para economizar energia elétrica quando não estão sendo utilizados.


Aumento da qualidade.

Em muitas empresas ainda há o departamento conhecido como controle de qualidade. Com a automação, esse departamento torna-se praticamente desnecessário, uma vez que toda a automatização é baseada num processo “amarrado”.

Vamos voltar ao exemplo do biscoito onde o forno é regulado a uma determinada temperatura e velocidade para cada tipo específico de biscoito, tudo calculado para que as perdas sejam as menores possíveis e as receitas resultem sempre em biscoitos com “zero”diferença de sabor, etc.


Segurança.

Ao contrário do nós seres humanos, que por diversos motivos podemos comentar um erro durante a operação de uma máquina, num processo automatizado, o funcionamento dos equipamentos é todo planejado com antecedência para que os integrantes do processo funcionem na mais completa sintonia.


A preocupação com a redução de acidentes é alta nos processos de automação e no Brasil é a norma regulamentadora NR-12 que deve ser seguida pelos fabricantes de equipamentos diversos, principalmente porque os mesmos serão fabricados para funcionar em ambientes de temperaturas extremas, locais onde há o risco de explosões, fundições, ambientes onde ocorrem processos químicos, etc.


Vantagem competitiva.

Esse talvez seja o benefício mais obvio dentre os citados até agora, uma vez que um processo de automação, se bem planejado, pode fazer com que um mesmo grupo de equipamentos possa produzir diferentes produtos, assim como acontece, por exemplo, com uma linha de produção automotiva ou mesmo uma linha de produção de biscoitos sobre a qual falamos no primeiro artigo.


Enquanto os concorrentes que não usam um processo automatizado “sofrem” para conseguir os melhores resultados usando processos manuais altamente sujeitos a erros, na automação basta uma programação inicial contendo todas as atividades de todos os equipamentos para que a produção aconteça com velocidade e eficiência, diminuindo muito as possibilidades de prejuízos.


 Precisão.

A precisão é o benefício mais imediato da automação. Aliás, sem a precisão como resultado, automatizar não faria muito sentido. A precisão está em todas as partes do processo, no início quando tudo é programado em um sistema principal onde estão todos os dados, no meio, quando o sistema é capaz de detectar via sensores algo que por algum motivo esteja acontecendo de forma errada e, ao final, para garantir um produto perfeito.


Monitoramento remoto.

O monitoramento remoto diz respeito ao controle da automação a distância. As conexões de internet disponíveis em larga escala permitiram que esses controles ficassem muito mais facilitados ao longo dos anos assim como podemos, por exemplo, vigiar a nossa própria casa através de um smartphone, tablet ou computador com acesso a internet. Nos sistemas de automação há inclusive a possibilidade de mudança de comandos, ajustes, etc.




Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.

Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.

Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.


Central de atendimento-(11)2823.7000


0 comentários: