O impacto da Inteligência Artificial na indústria brasileira.





O impacto da Inteligência Artificial na indústria brasileira.


As chamadas buzzwords tecnológicas como inteligência artificial (IA), machine learning e Internet das Coisas (IoT) têm atraído muita atenção entre os profissionais do segmento industrial.

Mais do que tendência, essas tecnologias estão definindo o padrão de eficiência e forçando as empresas a rever os planos de negócios e encontrar uma maneira de incorporá-las.

A pesquisa de 2018 sobre Investimentos em Indústria 4.0 realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que a indústria brasileira ainda engatinha no que diz respeito à migração para a digitalização, já que 42% das companhias desconhecem a importância das tecnologias digitais para a competividade e apenas 17% das empresas que investirão em tecnologias digitais pretendem investir em sistemas inteligentes de gestão, gêmeos digitais e inteligência artificial.

Outros 23% devem adquirir tecnologias relacionadas a serviços em nuvem associadas a produtos. Para 18%, os investimentos se darão ainda em big data.

Nos últimos dois anos, subiu apenas em 10 pontos percentuais o número de indústrias que utilizam tecnologias digitais no país.

O relatório da CNI revela ainda que 77,8% das empresas ainda estão nos estágios mais atrasados de aplicação de tecnologia e 4% ainda não utilizam nenhuma ferramenta digital.

No estágio seguinte, no qual a integração de áreas é total, estão 20,5% das indústrias pesquisadas.

E apenas 1,6% está à frente nesta corrida digital, com integração digital total e uso de inteligência artificial.

Outro dado preocupante revelado pela pesquisa da CNI é que dentro um universo de 2,3 mil indústrias, 52% ainda desconhecem um rol de 10 tecnologias consideradas habilitadoras à Indústria 4.0.
Apesar do atraso no processo de incorporação dessas tecnologias, a ligação entre a indústria e a inteligência artificial já gera certo receio nos trabalhadores que temem serem substituídos por máquinas.

Os profissionais estão cada vez mais nervosos acreditando que as máquinas podem ocupar suas posições, mas de acordo com a McKinsey, enquanto 51% das tarefas de trabalho podem ser automatizadas, apenas 5% das ocupações podem ser automatizadas.

A realidade é que a inovação funciona melhor como um híbrido de tecnologia e trabalho humano, uma vez que essa combinação otimiza o fluxo de trabalho, aumenta a eficiência e os lucros.
Inteligência Artificial e o trabalhador humano.

Para diferenciar a propaganda exagerada da realidade da IA, o machine learning e a IoT e determinar a melhor maneira de implementá-los em um plano de negócios, é essencial entender os principais componentes de cada um deles.

A Inteligência Artificial é capaz de realizar um processo de produção com qualidade tão boa, ou melhor, do que a de um ser humano.

Isso geralmente envolve um elemento de automação.

Já o machine learning é uma vertente da IA na qual os computadores identificam padrões que indicam o desempenho futuro.

Por exemplo, a tecnologia pode identificar quais aspectos de uma tarefa influenciam o tempo necessário para realizá-la.

Os dados são coletados por sensores ou outro dispositivo conectado, também conhecido como IoT.
Na indústria, essas tecnologias não substituem o trabalhador humano, mas oferecem a oportunidade de otimizar processos e, utilizando os dados coletados para prever problemas futuros, liberando os funcionários para lidar com problemas mais sofisticados.

Fábricas eficientes combinam estrategicamente máquina e humanos para aumentar a produtividade e os lucros, além de aprimorar a vantagem competitiva.



Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.




Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.





Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.







Central de atendimento-(11)2823.7000



0 comentários: