Alicate Amperímetro.


 



Alicate Amperímetro.



alicate amperímetro um dos instrumentos de medição que é indispensável ao eletricista e não é novidade nenhuma que você precisa, obrigatoriamente, ter em mão as ferramentas e instrumentos que facilitem sua vida na hora de executar as atividades do dia a dia.

Para exemplificar o uso e demonstrar na prática, eu utilizei um alicate amperímetro Minipa modelo ET-3111 que ainda possibilita também a medição de outras grandezas elétricas como tensão e resistência.

Também utilizei o alicate amperímetro Fluke modelo 302+ que é bem similar ao Minipa.

A importância da Categoria de Emprego.

 

 

Uma particularidade muito importante de se observar é que sempre, sempre e sempre, você deve estar atento a Categoria de emprego dos instrumentos de medição e claro, isso não é diferente para o alicate amperímetro digital, como comentei no vídeo, nós temos um conteúdo específico para isso, neste link.


Você vai observar que a Categoria de emprego Impressa no alicate amperímetro Minipa é a Classe III (600V), já no alicate amperímetro da Fluke está expressa a Categoria de emprego Classe III (600V) e Classe IV (300V), onde este valor de tensão que acompanha a Classe, significa o valor de transiente suportado pelo instrumento de medição

Mas afinal, como funciona o alicate amperímetro?

 





Sendo rápido na explicação, quando você envolve o condutor com as pinças do alicate, a corrente elétrica da carga, gera um fluxo de corrente alternada que induz a parte metálica da pinça, gerando internamente uma tensão induzida que irá ser representada no display do amperímetro como o valor de corrente do circuito.



Se fossemos colocar em questão o que diferencia os dois modelos de alicate amperímetro digital mostrado neste vídeo, poderíamos dizer que a desvantagem do Minipa é a questão da escala não ser automática, ou seja, você precisa manipular manualmente para ter o valor correto para executar a medição de corrente elétrica.


Eletricidade Geral

 

Recentemente percebemos a necessidade de alguns dos profissionais que nos seguiam  em dominar os conceitos fundamentais da eletricidade, sabemos o quanto importante é (até mesmo para um profissional experiente) entender corretamente os conceitos da eletricidade.



Por isso, decidimos criar um treinamento rápido e muito objeto de Eletricidade Geral, que vai permitir com que você entenda exatamente o que precisa para dominar esta área de atuação tão poderosa e claro, aprender a utilizar na prática os principais instrumentos de medição.






Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.




Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.





Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.







Central de atendimento-(11)2823.7000





0 comentários: