Comandos Elétricos - Conceito - Aplicação Funcionamento.




Comandos Elétricos - Conceito - Aplicação Funcionamento.




Uma das aplicações mais importantes da elétrica de potência é o acionamento de motores e equipamentos de médio e grande porte. Para tal, utilizam-se os conceitos de comandos elétricos que garantem uma lógica de acionamento que permite ao maquinário trabalhar de maneira segura e de acordo com o planejado no projeto.

Como funcionam os comandos elétricos?




Os comandos elétricos são de extrema importância na indústria para o controle e acionamento de maquinário industrial.



Os comandos elétricos se subdividem no módulo de força, onde as cargas (motores, máquinas e aparelhos) se encontram, e o módulo de controle, onde reside a lógica por trás o acionamento da carga.



Com comandos elétricos é possível executar uma série de procedimentos (manobras) para controlar o acionamento das diversas máquinas de uma indústria. 

Equipamento utilizado na construção de um comando elétrico

·         Botoeiras

Elas nada mais são que as chaves capazes de ligar e desligar o circuito por meio de pulsos. Podem assumir várias configurações. As mais comuns são as botoeiras do tipo NA (contato normalmente aberto) e do tipo NF (contato normalmente fechado).
Isso significa que enquanto não é acionada, a botoeira funciona como um circuito aberto ou um circuito fechado, respectivamente, mudando seu estado enquanto o quando o botão é pressionado.
Além disso, há também as botoeiras vem equipadas com retorno por mola, ou seja, depois que são pressionadas e soltas voltam à posição inicial pela ação da mola.





Simbologia e imagem das botoeiras mais comuns

·         Contatores

São dispositivos eletromecânicos capazes de fechar ou abrir um circuito quando uma determinada corrente mínima passa pela bobina associada ao contato elétrico. Também possuem as configurações NA e NF, sendo que quando a corrente passa pela bobina de um contator NF, por ação eletromagnética, seu contato se abre, enquanto que se essa corrente passa no contator NF, o contato se fecha.



Um dos motivos da utilização dos contatores para elétrica de potência é o fato da bobina ser eletricamente isolada dos contatos, sua influência se dá pelo eletromagnetismo.
Desse modo, com uma corrente da ordem de poucos miliampères é possível manobrar cargas que consomem dezenas de amperes, garantindo segurança ao operador que se mantém isolado das grandes cargas.




Simbologia e imagem de um contator de potência

·         Sinalizadores

Podendo ser do tipo luminoso ou sonoro, os sinalizadores servem para chamar a atenção do operador para um evento previsto pelo arranjo do comando elétrico. Pode ser uma falha no motor, o acionamento de uma máquina específica, ou qualquer outra circunstância que seja prevista pelo projetista.







Simbologia e imagem dos sinalizadores sonoros e luminosos mais comuns


Diagramas de Comandos Elétricos

Tratando-se de um circuito que expressa uma lógica, torna-se imprescindível a padronização dos projetos que envolvem comandos elétricos. Podemos observar dois tipos de diagramas, o diagrama multifilar e o diagrama unifilar.



Observa-se que o diagrama multifilar é mais detalhado, mostrando todos os condutores que compõem o circuito, o que pode deixar o diagrama muito carregado de informação caso o projeto seja complexo.


O diagrama unifilar, apesar de ocultar os detalhes, simplifica a representação, já que num único fio é possível a identificar todos os condutores envolvidos em determinada ligação.
Há também uma convenção para nomear cada componente do diagrama. Confira na tabela abaixo a padronização de letras para cada elemento do circuito segundo a NBR 5280.



A numeração dos contatos também segue uma convenção.
  • Denotam-se com 1, 3 e 5 a entrada do circuito (linha).
  • Denota-se por 2, 4 e 6 para o circuito de saída (terminal).
  • Nos contatos auxiliares, temos 1 e 2 = entrada e saída do contato normalmente fechado (NF) e 3 e 4 = entrada e saída do contato normalmente aberto (NA).
  • Nos relés e contatores tem-se A1 e A2 para os terminais da bobina.
  • Os contatos auxiliares de um contator seguem um tipo especial de numeração, onde o número é composto por dois dígitos.
    • Primeiro dígito: indica o número do contato
    • Segundo dígito: indica se o contato é do tipo NF (1 e 2) ou NA (3 e 4)



Associação de contatores

Para justificar o uso de comandos elétricos deve-se associar contatores para garantir uma lógica de ativação da carga desejada. Confira abaixo as estratégias básicas de acionamento.

·         Contato de Selo

Consiste em colocar a botoeira NA em paralelo com um dos contatos da bobina que ela ativará. Desse modo, uma vez ativada a bobina, mesmo que se solte o botão, a ligação ficará garantida pelo contato em paralelo (selo) que se fechará. Para quebrar essa ligação, é comum usar outra botoeira NF em série com a associação anterior. Assim, ao ser pressionado, o botão desliga a bobina ao quebrar a ligação em paralelo (quebra-selo).



Diagrama multifilar de uma manobra com contato de selo

·         Intertravamento

Quando queremos evitar que dois contatores trabalhem juntos, é comum usar a técnica do Intertravamento, que consiste em colocar cada contator NF em série com a bobina do outro contator. Desse modo, assim que uma bobina é acionada, ela abre o circuito da outra bobina, desativando-a.




Exemplo de intertravamento
  •  Aplicação dos Comandos Elétricos

Conclusões

Vimos alguns dos conceitos básicos do projeto de um comando elétrico, sua simbologia e as normas para a criação do diagrama, com enfoque no módulo de controle. 



Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.






Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.






Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.









Central de atendimento-(11)2823.7000






Um comentário:

  1. Parabéns,muito bem explicado o funcionamento de cada componente.Muito obrigado pelo estudo.

    ResponderExcluir