O que é a NR12 ?




O que é a NR12 ?

Muito se tem ouvido falar da NR12 do Ministério do Trabalho, mas poucos sabem exatamente o que ela significa.


Buscar medidas para garantir a proteção do colaborar dentro do ambiente de trabalho tem ganhado cada vez mais importância dentro do mundo corporativo.
Os empregadores estão cada vez mais cientes de que um acidente de trabalho, além de prejudicar o funcionário, pode também afetar de forma negativa a organização em vários aspectos.


NR12 Máquinas e Equipamentos:



A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante ao empregado à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais por parte da empresa, através das Normas Regulamentadoras de Medicina e Segurança do Trabalho (NRs), visando segurança durante o período da prestação de serviços.


A nova NR12 promete revolucionar a proteção dos trabalhadores em relação a equipamentos industriais. Uma primeira olhada sobre o conteúdo já chama atenção pelo tamanho.


Enquanto a versão anterior contava com um texto base de seis itens principais e mais dois anexos, um para motosserras e outro para cilindros de massa, a nova versão tem texto base com 19 itens principais, três apêndices, sete anexos e um glossário.


São 14,5 mil caracteres, um total de cinco páginas, contra mais de 230 mil letras, o que proporcionalmente dará cerca de 80 páginas para a nova NR12. Dessa forma, traz explicações bem mais detalhadas sobre instalações e dispositivos de segurança.


Criada pela Portaria 3214, de 08 de junho de 1978, a NR12 sofreu a primeira alteração no ano de 1983. Em 1994, a norma ganhou o anexo de motosserras e, em 1996, o de cilindros de massas. Mais duas pequenas mudanças ocorreram em 1997 e em 2000. Já a publicação da nova NR 12 traz uma transformação total, alcançada de forma tripartite.
O nome da norma também mudou. 


Agora chama-se NR12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. 


Entre os vários segmentos atingidos pela norma, o setor de lavanderia esta entre os fiscalizados.


Os equipamentos utilizados nas lavanderias devem atender a norma a fim de não sofrerem interdições causando sérios transtornos e investimentos inesperados em adequações de equipamentos.

O que Estabelece e Qual Objetivo da NR12?




De forma resumida e simplificada e se tratando mais especificamente de equipamentos de lavanderias, a NR12 fala em medidas prevencionistas de saúde e higiene do trabalho, no que diz respeito instalação, manutenção e operação de máquinas e equipamentos.
Determina as instalações e áreas de trabalho; distâncias mínimas entre as máquinas e os equipamentos; dispositivos de acionamento, partida e parada das máquinas e equipamentos.


As maquinas devem atender aos princípios de falha de segurança, principalmente quando em fase de utilização.


A NR12 fala em seus primeiros artigos sobre medidas de proteção coletivas e individuais, instalações e arranjos físicos que tratam sobre as distâncias corretas entre as máquinas, os pisos devem ser resistentes e nivelados, limpos e livre de resíduos como óleos e graxas.


Fala ainda sobre instalações e dispositivos elétricos, visando a segurança nas instalações elétrica das máquinas de modo a prevenir explosões, incêndios, choques e outros tipos de acidentes. Diz ainda que os quadros de energia devem ter porta de acesso sempre fechadas, ter sinalização, ser mantidas em bom estado de conservação, e atendam aos graus de proteção.

Em relação aos dispositivos de partida, acionamento e parada ela diz o seguinte:

Os dispositivos devem estar em áreas seguras e que possam ser utilizados em caso de emergência por qualquer pessoa, impedir uso acidental, não acarretar outros riscos ou serem burlados.


Os comandos de partida ou de acionamento devem possuir dispositivos que não os permitam funcionar automaticamente.


Quando utilizados devem possuir atuação síncrona, estar sob monitoramento, ter relação de sinais, o sinal de saída ser preciso, ter dispositivo de atuação intencional, a tensão aplicada nos quadros de comando ou painéis eletrônicos dos equipamento devem ser de até 25 volts em corrente alternada ou até 60 volts em corrente contínua.


Deve possuir proteções ou carenagens que impossibilitem o acesso ou contato do operador com partes e peças móveis do equipamento como engrenagens, polias, correias, motor e etc.


Deve possuir dispositivos eletrônicos que impeçam abertura das portas enquanto o cesto, motor ou ambos estiverem em movimento, ou seja, em hipótese nenhuma a porta do equipamento pode ser aberta se houver qualquer tipo de movimento mecânico.



É preciso muita atenção a estes dois últimos itens, pois eles são fundamentais para garantir a real adequação a norma.

Não basta apenas que o motor pare de funcionar no momento da abertura da porta do equipamento (lavadora, secador, centrifuga) e que o movimento seja interrompido simplesmente pela inércia, a norma determina que não pode abrir enquanto houver qualquer movimento.

Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.



Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.



Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.






Central de atendimento-(11)2823.7000




0 comentários: