O que é Dimmer Touch Screen .






O que é Dimmer Touch Screen .




Não é de hoje que existe a necessidade e vontade de se controlar luminosidades ou velocidades de ventiladores. 

Esse pedido para os eletricistas são os mais comuns e sempre a opção mais assertiva é o uso do dimmer e sempre quando falamos de dimmer vem em nossa mente aquele interruptor com um botão giratório encontrado em grande escala nos ventiladores de teto.


Esse equipamento evoluiu como tudo evolui e hoje já existe no mercado dimmers por contato, isso mesmo basicamente um Dimmer Touch Screen. Vamos então nesse artigo falar um pouco mais sobre dimmer, aprofundar o assunto nesse novo modelo do equipamento e apresentar aqui os diagramas de ligação.


O que é um dimmer e seu princípio técnico?


Os dimmers funcionam com o princípio dos semicondutores da família dos tiristores, sendo assim possuem a enorme capacidade de controlar potencias elevadas, dessa forma em escala residencial executam o controle de intensidade do brilho de lâmpadas, controlar a velocidade dos motores de ventiladores e também a potência térmica.


Dimmer ou controladores de potência, nada mais são do que circuitos que ao serem aplicados com cargas nas redes elétricas possibilitam ao usuário ter controle da potência entregue nos equipamentos. Enfim, a base de funcionamento, ou melhor, dizendo a grosso modo, o dimmer executa um trabalho da lei de Ohm na rede, limitando a passagem de corrente para o equipamento a ser controlado.


Aplicações do Dimmer e instruções de ligação.



O uso do dimmer se dá em série com o equipamento a ser controlado, dessa forma desenhamos a seguinte linha de raciocínio para sua instalação e aplicação.


Dimmers ligados em serie com lâmpadas incandescentes permitem o controle da intensidade de brilho da mesma, já se ligados em serie com motores universais, tais como os de ventiladores, vão permitir o controle da velocidade a ser desempenhada pelo equipamento e por fim, ligando um dimmer em série com equipamentos de aquecimento, por exemplo uma torneira elétrica ou chuveiro, vai permitir ao usuário o controle da temperatura da agua.


Temos que saber também na hora de projetar onde estaremos instalando o dimmer onde de fato eles podem e não podem ser instalados. Infelizmente, esses tipos de controladores só podem ser utilizados em cargas resistivas ou então cargas que são formadas por um único rolamento indutivo como é o caso dos motores universais e transformadores.
Sendo assim, nunca instale um dimmer para controlar luminosidade de lâmpadas eletrônicas, fluorescentes ou qualquer que seja o equipamento eletrônico, isso poderá danificar o equipamento, sendo assim teremos utilizar outros artifícios como a domótica para controlar tais equipamentos.


Confira então na imagem abaixo como executar as ligações.



Como escolher um dimmer

Antes de instalar um dimmer o eletricista deve estar muito atento as especificações técnicas do dimmer para com o equipamento a ser controlado, pois caso a corrente que o equipamento necessita para o funcionamento for superior a corrente de controle do dimmer, certamente haverá ali uma queima.


No mercado é possível encontrar dimmer em casas especializadas que vão de 8 até 32 amperes, com isso você pode selecionar aquele que melhor atende sua aplicação, esses modelos que encontramos nas lojas de elétrica são compostos e projetados com triacs, ou seja, podem suportar uma potência de até 800w em uma rede de 110v ou então o dobro caso utilizado na rede de 22v.


Existem ainda os controladores de temperatura para chuveiros e torneiras elétricas, esses dimmers são especiais e podem suportar até 6000w, tudo vai depender do triac que foi utilizado no projeto do dispositivo.


Por isso que você eletricista ao instalar um dimmer deve além de se preocupar com a rede de trabalho, preocupar-se com a corrente que a carga a ser comandada irá demandar.
Vamos pensar num exemplo, imagine uma torneira elétrica de 4400w em uma rede de 220v, esse equipamento irá demandar uma corrente de 20 amperes, pois:




Dimmer touch screen

Esse modelo de dimmer vem cada dia mais ganhando as residências daqueles que amam ter a tecnologia em sua volta, esse modelo de dimmer não possui o botão giratório, mas podem variar de chapas metálicas ou vidro.


Cada modelo chapa ou vidro possuem um diagrama interno especifico, sendo o por chapa feito com triac e CI e os de vidro com microprocessadores.


Seu funcionamento é relativamente simples, a chapinha ou vidro devem ser tocadas com os dedos, e de acordo com o tempo de permanência dos dedos na tela a luminosidade da lâmpada, por exemplo, irá se alterar. 


A instalação não se altera somente sua lógica interna.


Enfim, use o dimmer para controle das cargas corretas, lembrando-se da negação para eletrônicos, caso na sua instalação o dimmer não funcionar basta inverter os fios de ligação, caso ocorra interferências em outros equipamentos utilize filtros.




Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.



Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.



Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.






Central de atendimento-(11)2823.7000




0 comentários: