Interface homem máquina.





Interface homem máquina.

Escolhemos relacionar nosso trabalho com a indústria 4.0 devido ao tamanho da importância deste assunto para nós, engenheiros eletricistas. Ao estudar sobre o assunto descobrimos alguns pilares da Indústria 4.0, os três mais importantes são:
Big Data: Refere-se à tendência das tecnologias de informação e comunicação de processar enormes quantidades de dados, a fim de obter os dados adequados para tomada de decisão rápida para aumentar a produtividade. Isso pode se referir a qualquer coisa de alguns terabytes para muitos petabytes de dados.


Segurança Virtual: Com o aumento do número de dados disponíveis  online, a robustez e a segurança dos sistemas de informação se torna um desafio. Falhas na comunicação entre máquinas e problemas no sistema podem causar transtornos na produção.


Internet das Coisas: Basicamente é a conexão em rede de dispositivos eletrônicos, veículos, objetos e máquinas que permite constante troca e coleta de dados. 
Escolhemos focar na Internet das Coisas, e para apresentar isso em forma de protótipo, decidimos criar uma IHM remota e portátil.
O Desenvolvimento do protótipo teve inicio com a concepção da estrutura do projeto onde o braço robótico levanta um objeto e coloca na esteira. O ambiente de simulação teve como base as experiências profissionais adquiridas em nossos estágios na área de automação.

Definido  as distancias e disposição dos componentes e quais dispositivos seriam utilizados, o layout inicial foi criado.





A IHM remota foi desenvolvida pelo software Codesys, as telas são criadas para interação em ambiente Web, acessadas por tablet, celular ou Notebook através de conexão Wifi.







Os equipamentos para montagem do painel de controle foram doados pela Murrelektronik do Brasil, compostos por:
§  Fonte de Alimentação 24 V
§  Fonte de Alimentação 5 V
§  Disjuntor Eletrônico 24V
§  Raspberry PI 3 B
§  Switch de 4 portas Ethernet
§  Modulo de entradas e saída Cube20

O desenvolvimento do software de movimentação do braço robótico foi feito no ambiente de desenvolvimento do Arduino, utilizando os conceitos de lógica de programação.

O trabalho introduziu o conceito da Indústria 4.0, simulando um típico ambiente industrial fazendo toda aquisição de leitura de sinais de acesso e operação através de uma Interface Homem Máquina remota. Todos os conceitos abordados podem ser aplicados em qualquer Indústria, considerando que qualquer máquina industrial é controlada e supervisionada.


Entretanto, esse controle nem sempre é o mais adequado ao nível operacional, já que o ambiente fabril possui condições extremamente adversas e, em muitos casos, ambientes com grandes riscos físicos e químicos.


A proposta do trabalho mostrou uma nova tendência industrial, elevando o patamar tecnológico e utilizando-se de sistemas altamente integrados, eficientes, autônomos e customizáveis.


O aprendizado da Indústria 4.0 representa um grande complemento na formação de um engenheiro eletricista, principalmente pelo fato de representar o futuro dessa profissão. Sistemas cada vez mais customizáveis e versáteis estão revolucionando a indústria e o profissional capacitado em novas tecnologias terá um diferencial diante o mercado de trabalho.


A indústria e os fabricantes de máquinas são as principais forças econômicas mundiais. E as tecnologias embarcadas e miniaturizadas estão entrando no mercado com velocidade. As linhas de produção serão beneficiadas se tornando cada vez mais flexíveis e customizadas.

A Indústria 4.0 chegou e esse é o nosso futuro.




Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.

Há mais de 20 anos o Grupo Web
oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação
industrial.

Somos especialistas em reparar Inversores
de Frequência, Chaves de Partida, CLP e
Servo-Conversores Multimarcas.

#WebautomaçãoIndustrial
#TrocaInversor
#AutomaçãoIndustrial
#WebDrives
#InversordeFrequência
#SoftStarter
#MotorCC
#MotorDC
#AssistênciaTécnicaMultimarcas
#VendadeInversordeFrequênciaUsado
#CompradeInversordeFrequênciaUsado

Web Automação Industrial Assistência técnica Multimarcas
Central de atendimento-(11)2823.7000

http://webdrives.com.br/
http://webautomacaoindustrial.com.br/
http://trocainversor.com.br/


0 comentários: