Principios de Funcionamento da Chave Soft-Starter.





Principios de Funcionamento da Chave Soft-Starter.

Composto por pontes de tiristores (SCRs na configuração antiparalelo) que são acionadas através de placas de circuitos, o Soft-Starter é um dispositivo eletrônicos com a finalidade de conseguir controlar a partida de motores de corrente alternada (motores trifásicos), afim de diminuir quedas de tensão na rede de alimentação, fato muito comum ao se utilizar partidas diretas.


Através do circuito de potência, o Soft-Starter consegue controlar a tensão fornecida pela rede.


Formado por seis SCRs, que tem a função de variar o ângulo de disparo e, consequentemente, a tensão eficaz do motor. Dessa forma, se faz possível o controle para uma partida mais suave do motor, controlando a corrente utilizada para partida.



Princípio de funcionamento da chave Soft-Starter

Muito aplicados a ventiladores, motores de potência elevada e bombas centrífugas, as chaves soft-starters operam, basicamente, com a técnica by-pass.
Esta técnica consiste no intervalo de tempo da partida do motor enquanto este está recebendo tensão plena da rede através do soft-starter.






celeração de Motores de Indução Trifásicos com uso de Soft-Starter: Tensão Inicial controlada.



Na figura a seguir, perceba a regulação de tensão que proporciona o desligamento suave do equipamento evitando desgastes.






Desaceleração de Motores de Indução Assíncronos com uso de Soft-Starter


Trabalhando com contatos do tipo NA, um contator trabalha em paralelo com o acondicionamento de tiristores. Aqui, cada fase é acionada de tal forma a assumir uma corrente nominal do motor.



Esta corrente após um tempo passa de fluir através dos tiristores, fluindo através do contator. Este processo permite que os tiristores fiquem em repouso com a ideia de se evitar o seu próprio sobreaquecimento.


Neste processo, também pode ser observado a minimização das perdas de potência e a ação de dissipação de calor pelos tiristores que fazem com que a redução de espaço e a economia de energia sejam aumentados.


Uma observação a ser feita em relação aos seus fabricantes, é que o número de projetos de chaves soft-starter é produzido a fim de controlar apenas duas fases, com a utilização da terceira fase como referência.


Outras palavras e detalhes a mais sobre o modo de controle em paralelo (by-pass)

Para se evitar o provável aumento do consumo de energia com a utilização do soft-starter, o uso do contator em paralelo se faz extremamente necessário para a redução de perdas ocorrentes durante o intervalo de tempo em que o motor estiver permanecendo em funcionamento.


Essa ação faz com que este dispositivo se torne mais eficiente.


Abaixo segue o esquema de ligação do soft-starter com um contator ligado em paralelo.



Finalizações

Com a finalidade de se evitar perdas de energia e eficiência provocada pelo desperdício já comprovado, estes tipos de dispositivos de partidas em motores trifásicos estão sendo cada vez mais recorridos, além de estarem tomando lugar no mercado com grande atração a nível funcional.


A chave soft-starter visa o menor desgaste possível sobre as cargas alimentadas pela rede. Além de compor soluções mais praticas para a parametrização de valores eficazes, afim de definir grandezas associadas ao tipo de funcionamento do sistema.


Falando com outras palavras, observa-se que as cargas presentes na chave soft-starter poderão ser adaptadas, de tal forma a que as condições de funcionamento sejam preservadas, assim como também a sua integridade e sua eficiência atribuída.


As chaves de partida, ainda possuem a ferramenta de poderem ser adaptadas de acordo com as características e necessidades a que se deseja aplicar a mesma.


É neste momento que cabe uma análise profunda do caso para se verificar qual a melhor forma de utiliza-la, atribuindo essa responsabilidade a um engenheiro altamente capacitado e qualificado para que cuide do projeto.





Web Automação Industrial
Assistência técnica Multimarcas
Central de atendimento-(11)2823.7000



Um comentário:

  1. Funcionamento, com qualidade, menos, custos energético.
    Por isso a ELÉTRICA,TOP. VEM PENSANDO, CADA DIA MAS Trazendo, IDÉIAS INOVADORA, PARA NOSSOS CLIENTES. ATÉ PORQUE PARA NOS DA ELETRICA TOP,TEMOS NOSSA POLITICA DE QUE ,O QUE DEFINE A EMPRESAR NÃO É O Mercado E SIM O CLIENTE. SÓ TRABALHAMOS COM PRODUTO QUE TENHA QUALIDADE .e os componentes da weg.nos ajudar manter qualidade , preço, e GARANTIA , segurança,e durabilidade.e que nos faz ter a diferença, para nossos clientes

    ResponderExcluir