O que é um relé térmico?


Sabemos que garantir a integridade de um processo industrial é de extrema importância, é necessário se pensar em dispositivos que auxiliam na proteção do mesmo. Como um motor elétrico é a maquina mais importante em um processo, é preciso que haja uma proteção contra uma possível sobrecarga no mesmo, visto isso falaremos sobre relé térmico.


O Relé térmico é um dispositivo de proteção que é responsável por proteger os motores elétricos de possíveis anomalias.

A mais comum é o sobreaquecimento do motor elétrico. Quando o motor trava o seu eixo ou esta trabalhando com muita carga, ele solicita mais corrente da rede para tentar compensar o peso requerido, deste modo o motor acaba tendo que trabalhar com especificações que não se enquadram a ele.


Assim pode haver danos em suas bobinas provocando aquecimento e até um provável derretimento de sua isolação, ação que é capaz de fechar um possível curto circuito interno.






Funcionamento


É no momento onde está ocorrendo o possível aquecimento que o relé entra em ação. Quando a esse sobreaquecimento as lâminas bimetálicas de coeficientes de temperatura diferentes, se aquecem , ocorrendo à deformação das laminas e fazendo com que ativem o relé, desarmando o circuito do motor, como também o circuito de comando através de seus contatos auxiliares.


Este relé é um ótimo componente de proteção, pois após acionado, ele trava impedindo que o motor seja ligado novamente. Desta forma o motor só poderá ser ligado quando ocorrer uma ação manual de rearme. Veja abaixo as principais partes de um relé térmico.




Outras funções de um relé térmico são:

Este dispositivo consegue sinalizar através da inserção de sinaleiros e alarmes ou até mesmo disponibilizar um sinal para o desarmamento de um disjuntor.


A quantidade de corrente que um relé térmico suporta pode ser ajustada no próprio equipamento através de um disco que é ajustado manualmente.
Possui um botão de teste, para identificar se o componente irá funcionar em caso de alguma anomalia.

Ele possui três contatos que são conectados nas saídas de um contator, e possuem também contatos auxiliares 1 NF (95,96) e 1 NA (97,98). Nos diagramas de comandos elétricos o relé térmico possui as seguintes simbologias.






#WebAutomaçãoIndustrial
#Assistênciatécnica
#AutomaçãoIndustrial
#GrupoWeb
Conheça Nossos Serviços - Assistência técnica. 
Central de atendimento-(11)2823.7000
http://webdrives.com.br/
http://webautomacaoindustrial.com.br


0 comentários: