Um motor de passo é um tipo de motor elétrico usado quando algo tem que ser
posicionado muito precisamente ou rotacionado em um ângulo exato. Neste tipo de motor a rotação
do balancete é controlado por uma série de campos eletromagnéticos que são ativados e desativados
eletronicamente.
Motores
de passo não usam escovas ou comutadores e possuem um número fixo de pólos magnéticos que determinam o número de passos por
revolução. Os motores de passo mais comuns possuem de 3 a 72 passos/revolução,
significando que ele leva de 3 a 72 passos para completar uma volta.
Controladores avançados de motores de passo podem utilizar modulação por largura de pulso para realizarem micropassos, obtendo
uma maior resolução de posição e operação mais macia, em detrimento de outras
características.
Os
motores de passo são classificados pelo torque que produzem. Para atingir todo o seu
torque, suas bobinas devem receber toda acorrente marcada durante cada passo. Os seus
controladores devem possuir circuitos reguladores de corrente para poderem
fazer isto. A marcação de tensão (se houver) é praticamente sem
utilidade.
O
controle computadorizado de motores de passo é uma das formas mais versáteis de sistemas de posicionamento,
particularmente quando digitalmente controlado como parte de um servo sistema.
O
motor de passo foi inventado em 1936 por Marius Lavet.
Tipos de Motores
Os
motores de passo são classificados em relação ao seu tipo construtivo, e podem
ser de três tipos: relutância variável, imã permanentes e híbridos com escovas
redundantes.
Relutância Variável
É
o tipo mais simples, o estator é formado, em geral, por quatro pólos usinados
de forma que apresentem ranhuras, chamadas dentes devido ao seu aspecto. O
rotor é também dentado, lembrando uma engrenagem, onde cada dente corresponde a
um pólo saliente, assim, o número de dentes do rotor determina o número de
passos do motor.
O
controle deste tipo depende unicamente da ordem de energização das bobinas e
dos detalhes mecanicos.
Ímã
permanente
Similar
ao motor de relutância variável, porém o rotor é construído com ímãs
permanentes, o que determina uma característica importante deste tipo, que é a
de manter a última posição mesmo quando não energizado. O torque (binário)
proveniente dessa característica é conhecido torque de detenção.
Híbridos
Os
motores de passo Hibridos sao de longe os mais utilizados na industria.
Composto por um rotor, estator com enrolamento dos fios (bobinas) , rolamentos
e carcaca. Sao geralmente de 2 fases, sabendo que existe tambem motores de
passo de 3 fases e 5 fases (nao muito comum). A resolucao 'e de 1.8grau , e
essa conseguida devido a geometria do rotor o qual 'e composto de 50 dentes que
conjugado com o estator ( Bobinas A e B ) , ou seja A+,A-,B+,B- , obtem o
resultado de 200 PPR (pulsos por uma revolucao).
Aplicações
Os
motores de passo são usados em:
· Drives de disquete;
· Scanners planos;
· Impressoras;
· Injeção eletrônica nos automóveis e muitos outros
dispositivos;
· Motores de automóveis;
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