Veja aqui como funcionam os capacitores!





De forma simplificada os capacitores, são componentes que armazenam cargas elétricas num campo elétrico, eles servem para estabilizar e reduzir o ripple(uma perda, leva de queda de tensão).
Componente eletrônico capaz de armazenar carga elétrica ou até mesmo ser ligado há uma fonte de tensão, possui dois terminais para sua polarização (Maior, que é o positivo e menor que é negativo). Na parte interna do capacitor os terminais são conectados por placas metálicas, geralmente alumínio, separados por um material dielétrico, que são materiais isolantes (cerâmica, teflon, mica, porcelana, celulose, milar e até mesmo ar).



Como funciona o capacitor
O principal funcionamento dos capacitores é o acúmulo de cargas opostas, em duas placas, separadas pelos dielétricos (isolante), essas placas ficam as mais próximas possíveis. Como são cargas opostas, elas se atraem, ficando portando, armazenadas nas superfícies das placas e mais próximas do isolante.
Essas placas ficam muito próximas uma das outras. Como são cargas opostas elas se atraem, ficando armazenadas na superfície das placas mais próximas do isolante dielétrico. Devido a essa atração, é criado um campo elétrico entre as placas, através do material dielétrico do capacitor. A energia que o capacitor armazena advém do campo elétrico criado entre as placas. É, portanto, uma energia de campo eletrostático.
Quando o capacitor está carregando ou descarregando existe um valor variável de corrente elétrica. Mas, como entre as placas do capacitor existe um material dielétrico, essa energia não passa de um aplaca para outra, ficando assim, armazenada.
Quando o capacitor está totalmente carregado (alcançou o regime estacionário), ou totalmente descarregado (está aberto) não existe esse fluxo de energia, pois as cargas não estão em movimento, uma vez que para ser corrente elétrica as cargas precisam estar em movimento.

Algumas aplicações dos capacitores:

- Sensores;
- Osciladores;
- Filtros de ruídos em sinais de energia;
- Absorver picos e preencher vales em sinais elétricos;
- Divisor de frequência em sistemas de áudio;
- Armazenamento de carga e sistemas de flash em câmeras fotográficas;
- Em conjuntos de transistores em memórias DRAM;
- Como baterias temporárias e som automotivo (mega capacitor);
- Laser de alta potencia (banco de capacitores);




É interessante salientar a diferente entre capacitor e a bateria. O capacitor armazena a energia, enquanto a bateria produz energia através de processos químicos e também armazena. O Capacitor é muito mais rápido no processo de descarga da energia acumulada, em comparação com baterias, além de serem aplicados em ocasiões onde a bateria não tem aplicação, como, por exemplo, dividir frequências e suavizar sinais elétricos.

O Grupo Web está a mais de 20 anos no mercado, trabalhando com venda de equipamentos novos, seminovos e assistência técnica especializada!


Solicite já o seu orçamento: (11)2823-7000

Lembrando que todas as informações contidas neste blog são apenas de caráter informativo. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção adequados, evite acidentes!



Atenciosamente
Grupo Web Automação Industrial

www.webdrives.com.br

0 comentários: