Benefícios de Soft Starters em Cargas Resistivas.




Benefícios de Soft Starters em Cargas Resistivas.

Muitas aplicações de carga resistiva usam contatores de estado sólido ou, em alguns casos, contatores padrão adequadamente dimensionados para executar o controle.

A queda de contatores padrão é o desgaste de ciclo de trabalho do próprio contator. Os componentes eletromecânicos têm um ciclo de vida de trabalho finito em comparação com os dispositivos de estado sólido que têm uma vida útil muito maior devido a pouca ou nenhuma peça mecânica.

Para manter um processo a uma determinada temperatura, algum tipo de controle é necessário para ligar e desligar os contatores.

Esse controle pode vir de um controlador lógico programável (CLP), controlador de circuito único de temperatura ou algo entre eles.

Os retificadores controlados por silício (SCRs) padrão geralmente usam uma forma de controle conhecida como zero cross, basicamente ligando e desligando no cruzamento zero da onda senoidal.

A função on-and-off pode ser para um ciclo ou às vezes pode usar uma função base de tempo cruzado zero. A função de base de tempo tem os SCRs disparados por "x" e, em seguida, apagados por "y", e depois repetidos, conforme mostrado na figura abaixo.


Se usado em uma aplicação de resistor, este método precisa de algum ajuste no tempo para manter a temperatura.

Estes são mais adequados para baixas taxas de calor para frio. Por exemplo, cargas resistivas como níquel-cromo, ferro-cromo e liga de alumínio têm muito pouca alteração na resistência à medida que a temperatura muda. A vantagem da funcionalidade cruzada zero:

Minimiza a corrente de carga ao ligar o SCR
Redução do ruído colocado tanto na linha de energia quanto no que é liberado no ar
Ótimo para elementos do tipo resistência constante
Outra opção de controle de cargas resistivas é a comutação ou disparo de ângulo de fase. Esse tipo de controle fornece controle preciso de tensão quando necessário e, portanto, fornece uma saída consistente.

Com controle de carga resistiva, ele pode ligar com um comando e desligar a tensão cruzada zero, conforme mostrado na figura abaixo.

Vantagens do controle de ângulo de fase incluem:

Fornece o tempo de resposta mais rápido e preciso para controlar a histerese de temperatura
Um método versátil de partida resistiva
Controle do SCR disparando a cada meio ciclo da onda senoidal
Melhor usado em características de aplicação de alta inrush
Cargas de envelhecimento onde a resistência muda
Com a variedade de possíveis cargas resistivas, o método de controle mais universal é o controle do ângulo de fase.

As cargas resistivas mais adequadas para o controle de ângulo de fase são:

Resistências de aquecimento em autoclave
Elementos aquecedores para aquecer um tanque de líquido
Aplicações com alta relação quente para frio
Tungstênio, quartzo de molibdênio ou outros elementos que mostram um aumento na resistência durante o aumento da temperatura.
Como isso se liga aos soft starters?

Soft starters com uma categoria de utilização IEC de AC-53A podem usar o controle de ângulo de fase em cargas resistivas, fornecendo controle suficiente para os aquecedores, como no caso de partida de um motor.

Em vez de ligar o motor, o soft starter pode manter uma certa tensão de saída de 1 a 100% da tensão total, se o algoritmo permitir.

Baixe o nosso whitepaper e aprender mais sobre como a Allen Bradley SMC TM -50 Soft Starter oferece ajustes de parâmetros para realizar oficialmente aplicações de carga resistiva usando o controle do ângulo de fase com uma infinidade de opções de controle integrados.




Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.

Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.

Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.


Central de atendimento-(11)2823.7000


0 comentários: