IHM - Aplicação Com CLP em Projetos de Automação.




IHM  - Aplicação Com CLP em Projetos de Automação.

Você sabe muito bem que não existe outra maneira de falarmos de automação se não citarmos dois componentes e três letras cada: IHM e CLP. Pois bem, nesse artigo vamos unir esses dois famosos componentes em uma única matéria e dessa forma assim como nos projetos de automação colocar os dois para trabalhar e interagir juntos.

O que é IHM?

Vamos começar pela  IHM ou melhor,  Interface  Homem  Máquina, pois bem, esse componente utilizado em larga nas indústrias e pouco a pouco nas automações industriais nada mais é do que uma tela que pode ser  touch  ou não mais que vai possibilitar qualquer ser humano interagir com as funções e tarefas das máquinas.

Entendendo o conceito do que é uma IHM e pararmos para analisar, esse aparelho está presente em nossa vida em muitos momentos e nem nos damos conta, quer ver só.

Você está na frente do seu computador terminando aquele relatório, ou mesmo lendo esse artigo e deseja imprimi-lo, você certamente entrará na função imprimir e terá ali um botão imprimir e com um passe de mágica o documento será liberado pela sua impressora.

Pois bem, sua tela do computador nada mais é do que uma IHM, pois nela é apresentado ícones com ações e que sem eles você teria que fazer uma impressão por meio de programação diretamente no seu sistema operacional.

Portanto uma IHM está presente em muitos momentos e ações da sua vida sem ser nas máquinas e linhas de automação da empresa onde trabalha. No seu dia a dia vai encontrar uma IHM nos caixas eletrônicos, no seu celular, no microondas, na TV. Resumindo essa tecnologia, toda e qualquer tela que te mostre janelas, ícones, informações fáceis de ser compreendidas e executas, essas telas são as nossas IHM.

Mas o que é e Para que Serve  um CLP?

Controlador  Lógico  Programável,  CLP, é basicamente um computador que executa funções previamente programadas e salvas em sua memória, porém esse computador possui funções diferentes dos utilizados comumente para acessar internet, imprimir documentos e etc.

O serviço do CLP no mundo da automação consiste basicamente em dar um cérebro para um corpo mecânico e dali então dar vida para aquela máquina, dessa forma através da programação criada por um profissional da área o sistema irá executar todas as tarefas projetadas e inseridas na sua programação, fazendo assim com que o CLP tenha diversas aplicações porém sempre com o mesmo objetivo Comunicação Entre a IHM e CLP Pois bem, como já sabemos o que cada um dos equipamentos tem como funcionalidade podemos então entender como o CLP e a IHM podem trabalhar em conjunto. Sabendo que o CLP será o responsável por transmitir as informações até o local a ser comandado, ou seja, para melhor ilustrar, vamos lembrar da automação residencial, vamos fazer uma programação para controle de abertura da cortina da sala de estar, dessa forma uma programação especifica para essa tarefa e processo será projetada e inserida na memória do CLP e toda vez que você apertar determinado botão o CLP irá “rodar” a programação especifica para aquela ação.

Dessa forma, para que as atividades sejam  mais dinâmicas e a interação mais abrangente, você pode instalar uma  IHM junto com seu  CLP , então ao invés de ir até certo ponto e dar o comando da cortina que nesse caso terá diversas opções de abertura, você simplesmente de um único ponto poderá dar o comando com a intensidade de abertura da cortina e também é possível  graficamente visualizar todos pontos de comandados da sua casa e qual status de cada um, visualizar as imagens das câmeras de segurança e outras funções que forem atribuídas para cada ocasião.


#webautomaçãoinsdustrial
#TROCAINVERSOR
#AutomaçãoIndustrial
#WebDrives

Web Automação Industrial

Assistência técnica Multimarcas
Central de atendimento-(11)2823.7000

http://webdrives.com.br/

http://trocainversor.com.br/

0 comentários: