Saiba o que é nobreak e conheça as funções do aparelho.






Um nobreak ou UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, na sigla em inglês) é um condicionador que regula a voltagem e a pureza da energia que chega até os eletrônicos conectados a ele. Além disso, nobreak também é responsável por alimentar os dispositivos, em caso de queda de luz, através de uma bateria.

Existem outros equipamentos com funções próximas a de um nobreak, como o filtro de linha e o estabilizador. No entanto, o nobreak costuma ser o dispositivo mais completo, pois é capaz de fornecer energia em caso de apagões.


Os nobreaks são medidos por números que representam sua potência, em VA (voltampere). Isto indica quanta energia a bateria pode produzir quando não houver luz, o que está diretamente associado ao tempo que ele é capaz de manter o equipamento ligado. Mas isso também depende do número de aparelhos ligados a ele e qual o consumo de cada um.




A maioria dos nobreaks fornecem apenas 15 minutos de energia para um computador, por exemplo. É o tempo necessário para salvar e fechar todos os arquivos e programas e, desligar o aparelho com segurança.


As baterias desses despositivos têm um tempo de vída útil. Assim como as baterias de um carro, é importante trocá-las. O tempo varia de modelo para modelo, mas a média fica entre 2 e 3 anos.
Por que ter um nobreak?


Tempestades, como estas que ocorrem no verão, geram uma enorme variação de energia, devido às descargas elétricas de raios nas áreas próximas. Estas variações podem levar a queima total ou parcial de equipamentos.


É, também, muito comum ocorrerem variações de até 10%, para cima ou para baixo, na voltagem de redes elétricas, o que pode reduzir a vida útil dos aparelhos. Tipos Existem, basicamente, três modelos de nobreaks: os Stanby (Offline), o de Linha-Interativa e o Online.


O Stanby ou Offline é o mais básico e barato do mercado. Este modelo confia somente na sua bateria para conter as flutuações de energia e pode ou não possuir medidas de proteção contra surtos.

Normalmente, um Standby não evitará que as flutuações de voltagem diárias diminuam a vida útil do eletrônico. É recomendado mais para pequenos equipamentos de escritórios e residências.

O de Linha-Interativa é similar ao primeiro modelo, mas possui uma diferença importante. Trata-se de uma peça chamada regulador automático de voltagem ou AVR (sigla em inglês). Essa peça regula as flutuações de voltagem que ocorrem na rede, sejam estas para cima ou para baixo.


Os Stanby e Linha-Interativa são os mais comuns no mercado atualmente, sendo indicados para PCs e equipamentos de importância.

Os nobreaks online:

Nos nobreaks online com dupla-conversão, a energia que entra em corrente alternada é primeiro convertida para corrente direta, abastecendo a bateria e ligando uma peça chamada inversor. O inversor, por sua vez, converte novamente a energia para uma com corrente alternada limpa e de voltagem constate.


Este último tipo produz, de longe, a melhor energia que se pode encontrar no mercado. Contudo, estes modelos são muito caros e suas baterias são utilizadas constantemente, tendo uma vida útil reduzida. Por isso, são usados mais para servidores, hospitais, minas e em outros equipamentos que precisam rodar 24 horas por dia.




Dessa forma, antes de adquirir qualquer um dos modelos acima, é necessário ponderar sobre o equipamento que se quer preservar com o nobreak.


Para saber quais características devem ser levadas em consideração na hora da compra e os tipos do aparelho existentes no mercado, confira a matéria que ensina como escolher um nobreak.

#WebAutomaçãoIndustrial
#Assistênciatécnica
#AutomaçãoIndustrial
#GrupoWebConheça Nossos Serviços - Assistência técnica.
Central de atendimento-(11)2823.7000
http://webdrives.com.br
http://webautomacaoindustrial.com.br

0 comentários: