O que seria a Indústria 4.0?

ANÁLISES TÉCNICAS

O desenvolvimento, incorporação e aplicação de recentes inovações tecnológicas têm provocado mudanças sociais e econômicas. Estas mudanças, em acelerada expansão, alcançaram uma escala e escopo significativos, de modo que diversos estudos técnicos têm sugerido que estaríamos iniciando uma quarta revolução industrial. A indústria 4.0 consiste em uma indústria sob novas configurações, moldada por esta quarta revolução industrial.  
Uma revolução industrial é caracterizada por mudanças abruptas e radicais, motivadas pela incorporação de tecnologias, tendo desdobramentos nos âmbitos econômico, social e político. Há um consenso sobre a ocorrência de três revoluções industriais. A primeira deu-se entre 1760 e 1840, movida por tecnologias como máquinas a vapor e linhas férreas. A segunda deuse entre o final do século XIX e início do século XX, tendo como principais inovações a eletricidade, a linha de montagem e a difusão da produção em massa. A terceira, que se iniciou na década de 1960, rompeu com paradigmas por meio do desenvolvimento de semicondutores e tecnologias como mainframes, computadores pessoais e, mais tarde, nos anos 1990, a internet. Porém, com um grande desenvolvimento e difusão de algumas das tecnologias da terceira revolução industrial, assim como o advento e incorporação de outras tecnologias, autores têm sugerido que, no começo do século XXI, teríamos dado início a uma quarta revolução industrial.  
O termo Indústria 4.0 foi primeiramente utilizado durante a Hannover Fair, em 2011, onde foi proposta uma nova tendência industrial com o desenvolvimento de “smart factories”. As ditas “smart factories” relacionam e articulam sistemas virtuais e físicos que, combinados a redes e plataformas digitais com viabilidade de abrangência globais, proporcionam cadeias de valor revolucionárias.  
O professor Klaus Schwab, em um trabalho publicado em 2016 intitulado The Fourth Industrial Revolution, sugere que estamos passando pela quarta revolução industrial, sendo esta uma revolução digital. Esta revolução digital seria motivada por tecnologias como internet móvel, inteligência artificial, automação, “machine learning” (robôs e computadores que podem se autoprogramar e chegar a soluções ótimas, partindo de princípios pré-determinados, incorrendo em aprimoramentos nesta capacidade de autoprogramação), além do aperfeiçoamento de sensores tornando-os menores e mais potentes possibilitando, assim, a internet das coisas. Aprimoramentos no campo genético e na nanotecnologia são, também, apontados por Schwab como algumas das tecnologias causadoras desta revolução em curso e de futuras disrupções. 
Embora algumas das tecnologias da quarta revolução industrial como softwares, hardwares e a internet tenham sido desenvolvidas na terceira revolução industrial, estas sofreram e estão sofrendo um aprimoramento e aperfeiçoamento notável. A internet, por exemplo, com uma difusão e barateamento do acesso, incremento da capacidade e velocidade de transferência de dados, assim como a internet móvel, fizeram com que a internet se tornasse onipresente se comparada à mesma rede nos anos 1990. Outro exemplo seriam tecnologias como a internet das coisas e o Big Data (advindas de um extraordinário desenvolvimento da tecnologia da informação da terceira revolução industrial) que, combinadas, possibilitam um maior engajamento de consumidores por meio de produtos e serviços que antecipam necessidades dos usuários. O aprimoramento destas tecnologias, combinado a inovações recentes, proporcionaram possibilidades nunca antes vistas que caracterizam a quarta revolução industrial. 
Segundo Klaus Schwab, esta revolução possui diferenciais frente às demais que vão além da absorção de tecnologias revolucionárias e disruptivas. Um destes diferencias seria o potencial de inovação e a amplitude de campus científicos distintos que essas inovações se dão, de modo que, no momento presente, o globo concebe inovações de maneira muito mais rápida que em qualquer outro período histórico e sobre um escopo mais amplo. Outro diferencial consiste na integração mais ampla de disciplinas, âmbitos e tecnologias divergentes - o autor aponta como tendência uma fusão e interação cada vez maior entre tecnologias, unindo domínios digitais, físicos e biológicos.
Segundo relatório do BCG (Boston Consulting Group), são nove as principais tecnologias da indústria 4.0, sendo estas determinantes da produtividade e crescimento das indústrias sobre esta nova configuração. Tais tecnologias são: 
1. Robôs automatizados: além das funções atuais, futuramente, serão capazes de interagir com outras máquinas e com os humanos, tornando-se mais flexíveis e cooperativos.
2. Manufatura aditiva: produção de peças, por meio de impressoras 3D, que moldam o produto por meio de adição de matéria-prima, sem o uso de moldes físicos.  3. Simulação: permite operadores testarem e otimizarem processos e produtos ainda na fase de concepção, diminuindo os custos e o tempo de criação.  4. Integração horizontal e vertical de sistemas: sistemas de TI que integram uma cadeia de valor automatizada, por meio da digitalização de dados.  5. Internet das coisas industrial: conectar máquinas, por meio de sensores e dispositivos, a uma rede de computadores, possibilitando a centralização e a automação do controle e da produção. 6. Big Data e Analytics: identifica falhas nos processos da empresa, ajuda a otimizar a qualidade da produção, economiza energia e torna mais eficiente a utilização de recursos na produção. 7. Nuvem: banco de dados criado pelo usuário, capaz de ser acessado de qualquer lugar do mundo, por meio de uma infinidade de dispositivos conectados à internet. 8. Segurança cibernética: meios de comunicação cada vez mais confiáveis e sofisticados.  9. Realidade aumentada (“Augmented Reality”): sistemas baseados nesta tecnologia executam uma variedade de serviços, como selecionar peças em um armazém e enviar instruções de reparação por meio de dispositivos móveis. 
A indústria 4.0 terá impactos diversos. Podemos citar algum deles, tais como: ganhos de produtividade, substituição do trabalho por capital e retornos crescentes de escala. Estes impactos, dentre outros, serão aprofundados e discutidos, sendo o tema do próximo Boletim de Digitalização. 
O Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC aponta como o principal desafio relacionado à indústria 4.0 o fato de os níveis de entendimento sobre o tema pelas lideranças público e privada estarem abaixo do necessário para adequar nossos sistemas econômico, social e político às mudanças que estamos vivendo e que estão por vir. Logo, os requisitos institucionais em nível global são inadequados e/ou despreparados para mitigar as consequências das disrupções e impactos que virão. Em relação aos requisitos institucionais, no nível nacional, o Brasil necessita aprimorar seus níveis de entendimento e discussão sobre os determinantes e impactos da indústria 4.0 para, assim, poder acompanhar esta quarta revolução industrial, reduzindo externalidades e impactos negativos, assim como atingir o potencial e os benefícios de longo prazo que a indústria 4.0 tem a oferecer.  




0 comentários: