Conheça Nossos Serviços - Assistência técnica. 
Central de atendimento-(11)2823.7000

Qual a diferença entre HP e CV?
Ao folhear revistas automotivas ou o manual de algum automóvel você pode se deparar com a expressão ”cavalo-vapor” para dizer respeito a valores de potência. Mas caso este automóvel não seja nacional, esta informação pode vir denominada de “horse power”, também se referindo a potência. Nestes casos, muitos usuários podem ficar perdidos ou om dúvidas sobre o que essa informação realmente significa. Outras pessoas acham que essas duas formas de medida são iguais, mas não é bem assim.

Em primeiro momento, falar que a expressão “cavalo-vapor” é usada para exprimir potencia mecânica, pode parecer absurdo. Porém, esse termo foi criado em um contexto histórico em que as pessoas tinham pela primeira vez algo diferente de tração animal para realizar as suas atividades. Isso foi quando James Watt construiu uma máquina a vapor, e para quantificar a potencia de trabalho, ou o desempenho de trabalho desta máquina ele usou como comparação cavalos, que eram a fonte de tração animal usada na época. Ele observou o desempenho de cavalos que trabalhavam em minas de carvão, e os números deram certo. Se pudéssemos medir o desempenho de um cavalo em uma esteira, seria de 745,7 watts de potencia, o que é 1 HP.

HP X CV
Em eletricidade tanto HP quanto CV são utilizados para expressar a potência dos motores elétricos, ambos são unidades de potência mecânica que para ser corretamente utilizadas nos cálculos elétricos necessitam ser convertidos para potência elétrica.

Ao contrário do que muitos pensam, HP (horse-power) não é simplesmente uma tradução de CV (cavalo-vapor). Em uma motocicleta nacional, por exemplo, a potencia geralmente vem em CV, mas em uma motocicleta importada a potencia pode vir expressa em HP. As duas formas são medidas diferentes, apesar de representarem a mesma grandeza. No Sistema Internacional, a unidade que representa a potencia é o Watt (W), mas devido a divergências nos sistemas de unidades dos países de origem a potencia pode ser expressa em HP ou CV.

Para facilitar a interpretação dos dados de placa de máquinas e motores temos:

1 CV = 735,5 W e 1 HP = 745,7 W

Ou seja: 1 CV = 0,9863 HP e 1 HP = 1,0139 CV.

Bastante semelhantes, principalmente em comparação numérica. Uma motocicleta de 50 HP possui 49,3 CV.

Neste contexto o uso das unidades HP e CV serão utilizadas para a quantificação e projeção mecânica de maquinas que trabalham com motores e e para a quantificação de sistema elétrico é necessário uma conversão para a unidade de potência elétrica.

Em motores elétricos é bastante comum imaginar que a potência mecânica expressa em HP ou CV teria uma relação direta com a velocidade de giro do motor e essa afirmação é falsa, as características de giro de um motor elétricos estão associado ao outras características do motor como o numero de polos e ou a frequência da rede elétrica (para motores ligados em corrente alternada). A quantidade de potência mecânica está associada principalmente ao torque que um motor pode exercer.

O entendimento desta grandeza e sua conversão de unidades é muito importante no estudo de motores elétricos e mesmo os de combustão.

Solicite já o seu orçamento: (11) 2823-7000

Lembrando que todas as informações contidas neste blog são apenas de caráter informativo. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção adequados, evite acidentes!


Atenciosamente
Grupo Web Automação Industrial


0 comentários: