Benefícios das especificações de inversores de frequência #GrupoWeb


Os inversores ou conversores de frequência são dispositivos eletrônicos que transformam a frequência da rede em que estão conectados (normalmente 50Hz ou 60Hz), para outra frequência desejada (maior ou menor).

A grande vantagem do inversor é poder controlar a velocidade de motores elétricos. Ao comparar uma partida direta e um inversor de frequência, observamos diversos benefícios proporcionados pelo inversor. Entre eles, a redução do pico de corrente na partida do motor. Uma partida direta exige em torno de seis a sete vezes a corrente elétrica nominal do motor para partí-lo. Já o inversor limita a corrente de partida em aproximadamente 1,5 vezes a corrente elétrica nominal. Com isso, não é preciso sob-redimensionar cabos e transformadores, além de garantir economias financeiras.

Outra vantagem proporcionada pelo conversor de frequência é a possibilidade de partir motores suavemente. O fato de partir um motor abruptamente, como ocorre em partidas diretas, gera estresses mecânicos na máquina/sistema em que sistema está instalado, obrigando manutenções mecânicas nesse equipamento com menor intervalo de tempo. Como o conversor tem o controle total da aplicação, esse estresse mecânico deixa de existir, garantindo maior vida útil ao equipamento.

O inversor também pode ser um grande aliado para a economia de energia em motores elétricos. Aplicações de bombeamento, ventilação e compressão representam cerca de 80% dos motores elétricos em operação. É nessas aplicações que podemos reduzir a energia consumida, substituindo sistemas padrão, que utilizam partida direta e controle de vazão por meio de válvulas ou dampers por um acionamento com inversor de frequência.

Nesses sistemas, em que antes a energia era desperdiçada controlando a vazão por meio de estrangulamento e o motor rodando em plena velocidade, é possível substituir a partida direta pelo inversor e retirar a válvula de estrangulamento. Com isso, o controle da vazão é feito pela velocidade imposta pelo inversor, garantindo menor consumo de energia em momentos que tenham menor vazão. Dessa forma, é possível reduzir o consumo de energia em até 50% (de acordo com o perfil de consumo).

Pensando em contribuir com a eficiência energética do País, a Schneider Electric, especialista em gestão de energia, desenvolveu um software gratuito disponível pela internet, chamado ECO2.0 (também disponível para smartphones e tablets). Ele permite calcular o retorno do investimento em aplicações de bombas ou ventiladores que, atualmente, utilizam partida direta substituída por inversores de frequência.

Solicite já o seu orçamento: (11)2823-7000

Lembrando que todas as informações contidas neste blog são apenas de caráter informativo. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção adequados, evite acidentes!




Fonte: Blog Schneider 
Atenciosamente
Grupo Web Automação Industrial


0 comentários: