Veja aqui o que é Resistores e como funcionam!

Resistores são elementos de circuito elétrico que apresentam resistência à passagem de corrente elétrica e tem como função a conversão de energia elétrica em energia térmica, processo esse denominado de efeito joule




Efeito Joule é o nome dado à transformação da energia elétrica em energia térmica. Tem esse nome em homenagem ao físico britânico James Prescott Joule. Esse efeito pode ser entendido a partir dos milhares de choques que ocorrem entre os elétrons, pode ser percebido nos aquecedores em geral, tal como nos chuveiros elétricos e ferro de passar roupa.

Quando um resistor é percorrido por uma corrente elétrica ocorrem choques entre os elétrons. Em consequência desses milhares de choques ocorre o aumento na temperatura do resistor, esse aumento de temperatura pode danificar o resistor caso não ocorra à troca dessa energia (calor) com o meio ambiente.

Os resistores são representados da seguinte forma:




Resistência Elétrica

É denominada resistência elétrica do resistor a razão entre a diferença de potencial U e a corrente elétrica i que percorre o resistor, matematicamente temos:





A unidade de resistência elétrica no Sistema Internacional de Unidades é o ohm (símbolo Ω), em homenagem ao físico alemão Georg Simon Ohm. Essa equação descrita acima descreve a lei de ohm. A lei de ohm diz que o quociente da diferença de potencial (U) entre os terminais do resistor pela corrente elétrica que o atravessa é constante e igual à resistência elétrica do resistor (R). Um resistor que obedece à lei de ohm é conhecido como resistor ôhmico.

O Grupo Web está há mais de 20 anos no mercado, trabalhando com venda de equipamentos novos, seminovos e assistência técnica especializada!


Solicite já o seu orçamento: (11)2823-7000

Lembrando que todas as informações contidas neste blog são apenas de caráter informativo. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção adequados, evite acidentes!



Grupo Web Automação Industrial

0 comentários: