Microcontrolador: história e aplicações! #grupoweb


O primeiro Microprocessador desenvolvido foi o 4-bit pela Intel, lançado por volta de 1971, a fim de atender as necessidades de uma companhia japonesa conhecida como Busicon, que acabou não comprando a ideia. O produto já estava desenvolvido e o custo caia sobre a desenvolvedora Intel, que resolveu então colocá-lo no mercado como um sistema de microprocessador de “uso geral”.
Microcontrolador - Foto google.

O componente foi um sucesso, e logo a Intel desenvolveu novos microprocessadores de 4bits (chamado de 4004) e logo depois uma segunda geração de microprocessadores de 8bits (chamado de 8008). Por volta de 1974 a Motorola lançou o seu primeiro microprocessador, denominado 6800 que concorria diretamente com o Intel 8080, porém a arquitetura interna usada era totalmente diferente.
Intel e Motorola continuaram com o desenvolvimento de novas gerações que cada vez mais ampliavam seus bits, mas mantiveram as diferenças fundamentais na arquitetura de seus processadores.  Logo, muitos dos atuais microcontroladores são originários nas famílias 8080 e 6800. Outros fabricantes, como a Rockwell que produziu microprocessadores com arquitetura 6800 (6502), enquanto que a Zilog desenvolveu o famoso Z80 (com arquitetura 8080).
O que é um Microcontrolador?
O microcontrolador é um pequeno componente eletrônico, dotado de uma inteligência programável, utilizado no controle de processos lógicos. É pequeno porque em uma única pastilha de silício encapsulada existem todos os componentes necessários ao controle de um processo.
Dotado de inteligência programável porque possui uma Unidade Lógica Aritmética, onde todas as operações matemáticas e lógicas são executadas. E toda essa lógica é estruturada na forma de um programa e gravada dentro do componente, estão, toda vez que o microcontrolador for alimentado o programa interno será executado.
Utilizado no controle de processos, que deve ser entendido como o controle de periféricos como led, displays, relés, sensores, etc. São chamados de controles lógicos porque a operação do sistema baseia-se nas ações lógicas que devem ser executadas, dependendo do estado dos periféricos de entrada e saída.
Aplicações!
Microcontrolador aplicado - Foto Laboratório Grupo Web.

São inúmeras aplicações, muitas vezes possuindo não um, mas vários microcontroladores, que juntamente com seus softwares, agregam valor e viabilizam a produtos com maiores funcionalidades, eficiência, usabilidade e segurança.
Os sistemas microcontrolados estão presentes nas mais diversas áreas, dentre as quais estão a automação industrial, automação comercial, automação predial, área automobilística, agrícola, produtos manufaturados, eletrodomésticos, telecomunicações, etc.
 O Grupo Web está há mais de 20 anos no mercado, trabalhando com venda de equipamentos novos, seminovos e assistência técnica especializada!


Solicite já o seu orçamento: (11)2823-7000

Lembrando que todas as informações contidas neste blog são apenas de caráter informativo. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção adequados, evite acidentes!

Atenciosamente
Grupo Web Automação Industrial

0 comentários: