O que é RFID




O que é RFID



Tecnologia rfid:


Neste artigo, veremos o que é rfid. Adicionalmente, serão apresentados os equipamentos necessários para aplicar um sistema de identificação por radiofrequência, para que seja possível compreender como esta tecnologia tem adicionado qualidade aos processos industriais.




Os sistemas rfid (Radio-Frequency Identification) são uma revolução no campo de identificação. Ao contrário dos códigos de barra e faixas magnéticas, que são dispositivos de leitura apenas, os portadores de dados (tags) possuem memória própria e podem interagir com o dispositivo leitor, enviando informações para identificar e documentar ativos.



Além disso, a detecção das etiquetas ocorre a partir de ondas eletromagnéticas de radiofrequência.


Portanto, é possível realizar a leitura das informações em grandes distâncias, e até mesmo nos casos em que a tag não esteja visível ao leitor.



Os primeiros dispositivos de identificação por radio frequência surgiram na década de 70, no entanto seu custo era elevado para a utilização em grandes quantidades.


Com a evolução da tecnologia e redução do custo das etiquetas portadoras de dados, os sistemas rfid tornaram-se acessíveis. E devido às vantagens que o rastreamento da produção oferece, espera-se que essa tecnologia esteja cada vez mais presente na indústria. 



rastreabilidade industrial consiste na documentação e identificação dos produtos manufaturados. Utilizando dispositivos de escrita e leitura, como tags eleitores rfid, é possível monitorar de forma automática o progresso dos componentes fabricados em uma linha de produção de forma eficiente.


Com maior controle e a possibilidade de rastrear os produtos, as flutuações na qualidade dos processos de fabricação são evitadas e a necessidade de retrabalho é reduzida.



1 – Componentes de um sistema RFID industrial:
Para entendermos o que é rfid, é preciso saber que um sistema de identificação por radiofrequência é composto por um conjunto de dispositivos. Serão apresentados a seguir os principais componentes desta tecnologia:



·         Portadores de dados:



Devem ser anexados ao material a ser identificado. São encontradas em formatos, tamanhos e distâncias de leitura diferentes. São compostas por um circuito integrado, para armazenamento e modulação/demodulação, e uma antena para a transmissão e recepção dos sinais.


As tags podem ser passivas, ativas ou passivas com auxílio de bateria. As tags passivas possuem o menor custo e pequenas dimensões, por não utilizarem bateria. A alimentação deste tipo de tag se dá diretamente pela energia emitida pelo sinal eletromagnético dos transceptores.



Logo, neste caso, a energia da onda precisa ser muito maior do que a energia que seria necessária para apenas realizar escrita/leitura. Tags passivas auxiliadas por bateria e ativas possuem alimentação própria. No entanto, as etiquetas ativas possuem a função de transmitir um sinal de identificação periodicamente, mesmo sem a requisição dos transceptores.




Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.

Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.

Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.


Central de atendimento-(11)2823.7000


0 comentários: