Tensão elétrica VS Voltagem.



Tensão elétrica VS Voltagem.


Em eletricidade uma das grandezas elétricas mais famosas é a voltagem, apesar de esta palavra não existir.


Sim é isso mesmo a palavra voltagem é um termo popular, não existe em eletricidade.


A grandeza elétrica que erroneamente é chamada de voltagem nada mais é do que a tensão elétrica, que também pode ser chamada de diferença de potencial elétrico (DDP).


A palavra voltagem exite pois a unidade que representa a tensão elétrica é o Volt da qual se derivou a palavra voltagem.


E o que é a Tensão elétrica?


A tensão elétrica é uma diferença entre o potencial elétrico de dois pontos, ou traduzindo de uma forma bem simples e de forma comparativa seria a força necessária para movimentos os elétrons e criar assim uma corrente elétrica.


Esta diferença de potencial pode representar uma fonte de energia (uma força eletromotriz) ou mesmo uma perda de energia ou armazenamento ( queda de tensão).





A tensão pode ser continua, quer dizer que esta não muda de polaridade com o passar do tempo, ou pode ser alternada, que muda de polaridade com o passar do tempo.


Para fins de exemplo podemos exemplificar com uma pilha para tensão contínua, pois a polaridade da pilha será sempre a mesma no decorrer de todo o tempo, já na tensão alternada a polaridade será alternada de acordo com a frequência, no caso de uma tomada a frequência normal é de 60Hz, o que quer dizer que a polaridade desta tensão vai alternar 60 vezes por segundo.


A tensão elétrica pode ser calculada através da lei de Ohm, onde a tensão elétrica é igual à corrente elétrica vezes a resistência elétrica.

V = I x R

 A tensão ainda pode ser encontrada caso sejam conhecidas à potência elétrica e a corrente elétrica, no caso pela formula:

V = P / I (tensão elétrica é igual à potência dividida pela corrente elétrica).

A tensão elétrica normalmente é a maior preocupação com relação aos choque elétricos, entre os leigos principalmente, tem se uma falsa ideia que uma tensão muito grande é muito perigoso para organismo, mas considerando que dentro do corpo humano quem faz o estrago é a corrente elétrica que circula, a tensão elétrica passa a ter uma relevância menor.


 A gravidade de um choque elétrico é medido pelo tempo de exposição à corrente elétrica, o percurso que a mesma faz pelo corpo, tipo de corrente (contínua ou alternada) e a frequência da corrente elétrica.




Há ainda um fator determinante para o choque elétrico que é a resistência elétrica do corpo que recebe a corrente elétrica.

Um exemplo da menor importância da tensão elétrica nos choque elétricos são as armas não letais Teaser, que possuem tensão de 50000 v, mas uma corrente tão baixa que apenas imobiliza a pessoa atingida por uns instantes.


O mesmo princípio é usado nas cercas elétricas que podem possuir tensão de 10000 v e não são consideradas letais.


Entendendo agora o que é a tensão elétrica o leitor vai abandonar a palavra voltagem é passará a usar apenas o termo correto que é tensão elétrica.


Web Automação Industrial - Assistência técnica Multimarcas.







Há mais de 20 anos o Grupo Web oferece soluções inteligentes em
produtos e serviços para automação industrial.






Somos especialistas em reparar Inversores de Frequência, Chaves de Partida, CLP e Servo-Conversores Multimarcas.









Central de atendimento-(11)2823.7000




0 comentários: