Montar um painel elétrico não é uma tarefa difícil, nem de longe seria impossível, mas é uma tarefa que exige atenção do eletricista nos mínimos detalhes. Isso ocorre pois um painel de comando elétrico irá realizar operações automáticas ou manuais de forma continua e por isso deve-se prestar atenção não somente na funcionalidade do que foi programado, mas também no design e segurança.
Dessa forma nesse post você vai conhecer alguns detalhes que fazem toda diferença na hora de montar seu painel elétrico de comando e se dar muito bem nas instalações que o fizer. Aqui veremos dicas sobre padrões, melhores práticas e claro alguns conselhos que podem ou não ser adotados por cada um de vocês eletricistas do Saber Elétrica.


Composição dos painéis de comando.


De um modo geral, painéis de comando elétrico possuem alguns componentes que estarão presentes em todos painéis e alguns componentes mais especifico. De um modo geral um painel elétrico de comando vai conter:

  • Contatores;
  • Relés;
  • Bornes;
  • Sinaleiros;
  • Chave comutadora;
  • Alarme;
  • Soft Starter;
  • Etc



Analisando friamente as montagens de painéis de comando elétrico teremos uma divisão entre painéis de comando de alta potência e painéis de controle eletrônico, cada um deve seguir uma linha de raciocínio e de projeto específico, veja bem.
Se analisarmos um painel de comando para uma bomba ou motor de potência superior a 7hp, teremos que elaborar um painel com soft starter ou então no sistema estrela triangulo, realizando a logica por contatores e relés. 


As mais utilizadas na maior parte das aplicações são a chave soft starter, pois possibilitam um aumento gradual da velocidade do motor, além de oferecer mais dados e proteção ao motor por não ter golpes bruscos.

Existe ainda para essa situação a opção do uso de CLP, essa aplicação de componente num painel de comando requer bastante atenção, pois por mais que um CLP possa funcionar em condições severas ele deve ter um mínimo de atenção nas condições de instalação, como por exemplo a instalação na posição vertical para a maioria dos CLP’s, alguns permitem outras posições para isso consulte o manual do fabricante.


Outro ponto sobre CLP é a questão da sua fixação, essa deve-se ser executada com parafusos ou em calha DIN de perfil simétrico, para as calhas existe a necessidade de batentes que executam o travamento do aparelho no painel. 








Ponto que deve ser levado em consideração é o design do quadro que vai ao painel elétrico, seja esse painel de comando, proteção ou potência.


O primeiro ponto a ser verificado é o tamanho do quadro interno da caixa do painel, esse quadro em sua grande maioria é na coloração alaranjada e serve para proteção geral do painel e distribuição dos componentes, por isso sempre tenha certeza de que o quadro irá atender as suas necessidades técnicas, design e segurança acima de tudo, esses quadros são fixados por parafusos e devem possuir uma pequena distância do fundo e lateral do painel.


Canaletas, feitas em material plásticos essas possuem uma função única de organizar os condutores que forem utilizados no painel, dessa forma a instalação da mesma deve ser muito estratégica e precisa, mantenha todas encaixadas uniformemente a ponto de não ficarem buracos. Além disso, coloquem sempre em volta dos componentes para que o cabeamento exposto seja somente os que forem fazer conexão com cada componente do painel.


Lembre-se de instalar as canaletas pensando em limpezas e manutenções futuras, elas devem facilitar e não atrapalhar.


Terminais e ilhós, esses devem ser rigorosamente escolhidos de acordo com cada bitola de cabo e tipo de conexão, além disso, ter um climpador em condições de uso fará toda diferença na hora de executar a fixação dos conectores aos condutores.

Lembre-se que você deve climpar o cabo e não esmaga-lo, somente assim terá um painel eficiente e seguro.


Os condutores além de estarem dimensionados de forma correta para cada função a ser exercida no painel, devem estar devidamente identificados com anilhas, conforme ABNT, cada cabo com sua numeração e identificação, cabos de força RST e GND, e os cabos de comando.

Além de estarem anilhados devem ainda estar o mais organizado possível na canaleta, facilitando assim investigações futuras.


Por fim, lembre-se todo painel deve ter seu desenho de controle, só assim a manutenção poderá ser executada com perfeição e sem que o projetista do painel leve broncas é claro.




#WebAutomaçãoIndustrial
#Assistênciatécnica
#AutomaçãoIndustrial
#GrupoWeb




Conheça Nossos Serviços - Assistência técnica.


Central de atendimento-(11)2823.7000







0 comentários: